O município de São José de Piranhas, distante 503 quilômetros de João Pessoa, comemora hoje 125 anos de emancipação política. Fundado em 1885, está a 342 metros de altitude e tem população estimada em 19.566 habitantes.
Acredita-se que o território onde se localiza São José de Piranhas foi constituído pelas antigas sesmarias pertencentes à Casa da Torre e pelos fazendeiros de Piancó que ali se estabeleceram no início do século XVIII. Tudo leva a crer que havia fazendas na região, pois em 1764 a sesmaria foi requerida e supõe-se que tenha sido doada à igreja. Ali foram sendo construídas casas e se formou uma povoação que recebeu o nome de São José de Piranhas, por localizar-se às margens do Rio Piranhas.
O município possui um importante sítio histórico que é a fazenda conhecida como Fazenda Pinheira, local onde se deu fatos relacionados ao período do cangaço e a revolução de 30 nos sertões da Paraíba.
Na década de 1930 a construção do açude de Boqueirão obrigou a sede do município a se transferir para o sítio Jatobá a 12 Km da então vila de São José de Piranhas. O antigo local ficou submerso nas águas de Boqueirão. Há registros de que nessa época a vila já contava com três máquinas de beneficiamento do algodão.
Com a transferência, a nova sede inaugurada em 1937 recebeu o nome do sítio onde estavam essas terras. Já em 1952 pela lei n° 800 voltou a ter o nome original. O atual prefeito é Domingos Neto (PMDB). Atualmente, o município abriga as obras da Transposição do Rio São Francisco, quando estão sendo construídos canais, túneis e barragens. É berço de tradicionais figuras da política paraibana, a exemplo do senador Cícero Lucena e do ex-vice-governador José Lacerda Neto, além da forte tradição cultural com violeiros, cantadores, poetas, músicos e muita gente bacana que honra o nome da pequena e acolhedora Jatobá de Piranhas.
Programação festiva
5h00 - Salva de tiros
8h00 - Celebração eucarística na Igreja Matriz São José
10h00 - Entrega das comendas de “Cidadão Piranhense” a juíza de direito Drª Silse Maria de Nóbrega Torres e ao tenente coronel Vilson Dutra, comandante do 6ºBPM-PB, na Câmara Municipal
16h00 - Desfile Cívico das escolas pelas principais ruas da cidade
19h00 - Encerramento do campeonato de futsal com entrega de premiação e medalhas no Ginásio de Esportes Cícero Lucena
22h00 - Shows de Vicente Nery e banda Cheiro de Menina, Gilson e Mania de Pagodear na Avenida Centenária.
Com informações da Wikipedia, Wikimapia e IBGE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário