Relator da Comissão da Aviação Civil constituída no Senador Federal, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), recebeu na tarde da segunda-feira uma ótima notícia da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) trata-se da liberação de empenho da sua Emenda Individual no valor de R$ 500 mil para o Aeroporto de Cajazeiras.
Segundo Vital, o valor será destinado para a construção do Balizamento noturno do Aeroporto de Cajazeiras e a obra será executada pelo Governo do Estado e já teve sua liberação na última sexta-feira (07). Desde que assumiu a relatoria da Comissão de Aviação Civil, Vital intensificou a sua luta pelo fortalecimento do setor. Em várias ocasiões, o parlamentar manifestou a sua preocupação com as condições estruturais dos aeroportos da região, particularmente da Paraíba, principalmente com a segurança dos passageiros. Para isso ele procurou o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil Marcelo Pacheco dos Guaranys, para solicitar inspeção conjunta para os aeroportos de Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Patos e João Pessoa.
O senador apelou para que o Estado faça a sua parte realizando as ações necessárias como o cercamento do sítio aeroportuário, para o aeródromo enfim, seja cadastrado pela ANAC.
Para dotar o equipamento de estrutura mínima de funcionamento, o senador Vital do Rêgo, já disponibilizou recursos na ordem de 2,5 milhões para modernizar o aeroporto e garantir a construção de sua pista de pouso. O senador também colocou no Plano Plurianual uma emenda que prevê recursos para serem investidos em obras de infraestrutura do aeroporto.
O aeroporto regional representa esperanças de progresso e desenvolvimento para a região da terra do Padre Rolim. Com investimentos superior a R 5 milhões de reais, o aeroporto foi projetado para ser um dos mais modernos do estado, beneficiando 150 mil habitantes de 15 cidades polarizadas por Cajazeiras. Só que mesmo tendo sido inaugurado, o aeroporto enfrenta sérios problemas que impedem o seu funcionamento e a criação de novas rotas de voos.
Para Vital, o potencial aeroportuário da Paraíba ainda não é plenamente aproveitado nas rotas que englobam a região Nordeste. “Minha presença na Subcomissão de Aviação Civil mira na reversão desse quadro,” afirmou o senador paraibano
Vital que foi conhecer de perto o terminal de passageiros de Cajazeiras terminado recentemente, ressaltou que a pista de pouso e a população cajazeirense mereciam um equipamento muito maior, do que o reduzido espaço implementado que custou na ordem de R$ 250 mil. “Quando a pista de pouso foi entregue na gestão passada com esforços meus e do governador Maranhão era estudado para um terminal muito mais amplo que o entregue pelo atual chefe do executivo, pois a população da cidade merece um aeroporto do tamanho que a sétima cidade mais populosa do estado e o primeira da sua microrregião detém”, afirmou.
ASSESSORIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário