14 de novembro de 2012
Dia Mundial do Diabetes
RONALDO RODRIGUES
O Dia Mundial do Diabetes deveria ser todo o dia. Porque só quem convive com o diabetes sabe como o seu cuidado consome tempo. Mas de qualquer forma é melhor que haja pelo menos um dia por ano para se pensar mais seriamente nesse gravíssimo problema de saúde pública, e que vem aumentando seus índices de forma alarmante.
As causas são muitas, mas sempre associadas ao binômio sedentarismo-obesidade, pelo menos no tipo 2. E o tipo 1, não se sabe exatamente o porquê, também vem crescendo de modo preocupante, e esses pacientes também estão ficando com índice de massa corporal cada vez maior, o que virá a contribuir para o surgimento de outros problemas associados ao diabetes.
Por isso, discuta diabetes com todos que estão ao seu redor. O maior inimigo é o desconhecimento. No que estiver ao alcance da Sociedade Brasileira de Diabetes e do Grupo de Amigos Diabéticos em AÇÃO, tudo faremos para que a saúde esteja mais ao alcance do paciente, e para tal temos ido a todos os estados da União, com o programa "A SBD vai ao gestor", onde discutimos essa questão com os secretários estaduais de saúde, visando melhorar a atenção ao diabético naquele estado, através de cursos de capacitação dos recursos humanos da rede pública de saúde. Nessa ocasião, também temos levantado a problemática da distribuição de insumos aos pacientes com diabetes.
Temos prestado grande assistência aos nossos diabéticos, com a defesa e comprimento das leis em nosso favor, neste dia 14 estamos comemorando a nossa luta e valorização de nossos ideais. Encerramos a nossa campanha Sextaazul com o compromisso e a alegria de dever comprido. Vista seu azul e faça você valer seus direitos e assuma ser diabético.
Cada um contribuindo um pouco, teremos um amanhã melhor.
RONALDO RODRIGUES É PRESIDENTE DO GRUPO DE AMIGOS DIABÉTICOS EM AÇÃO
Postado por
Unknown
às
10:41
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Biblioteca:
Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário