Na segunda e última reunião do Conselho Arbitral, que ocorreu na tarde dessa sexta-feira, na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF), em João Pessoa, ficou decidido que o Campeonato Paraibano de 2013 será disputado em dois turnos e um cruzamento olímpico, tendo início agendado para o dia 6 de janeiro.
Em um primeiro momento, oito equipes (Botafogo, Auto Esporte, CSP, Treze, Nacional de Patos, Cruzeiro de Itaporanga, Atlético e Paraíba de Cajazeiras) jogarão em partidas de ida e volta, classificando os dois melhores, sendo rebaixadas as duas piores equipes para a Segundona/2014.
A segunda fase será disputada com os seis clubes melhores colocados do turno anterior, além da participação de Campinense e Sousa - que ficarão de fora do inicio do Estadual, já que estarão disputando a Copa do Nordeste/2013, que acontecerá de 20 de janeiro a 17 de março.
Novamente todos jogam contra todos em confrontos de ida e volta. Os dois melhores clubes se classificam para a fase final.
Na etapa final, que contará com os dois primeiros colocados de turno e returno, as equipes classificadas disputarão um cruzamento olímpico, em jogos de ida e volta, para se conhecer o campeão da temporada, que conquistará o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2013, Copa do Nordeste e Copa do Brasil/2014.
O detalhe é que coincidindo os dois vencedores do primeiro turno no returno, terceiro e quarto colocados do segundo octagonal serão "convidados" para o cruzamento olímpico (última fase).
Por exempo: Treze e Botafogo-PB vencem o 1º turno. Botafogo-PB e Treze chegam na frente também no 2º turno, com Sousa e Campinense na sequência da classificação. Nesse caso, Dinossauro e Raposa seriam "classificados" para as finais.
Na última fase, os dois primeiros colocados do 1º turno levam vantagem de jogar por dois empates e decidir a partida de volta em casa.
Com essa fórmula de disputa, os representantes paraibanos na Copa do Nordeste 2013, Campinense e Sousa, não correm o risco de rebaixamento, já que não disputam a primeira fase.
Contando com as 28 rodadas dos dois turnos, mais duas das semi finais e duas da finalíssima, o Paraibano 2013 vai ser disputado em 32 rodadas.
Os dirigentes dos clubes participantes estiveram presentes ao encontro, onde aprovaram a nova fórmula de disputa do Paraibano, que terá início no dia 6 de janeiro. Exceção feita ao Botafogo-PB, que representado pelo presidente Nelson Lira, votou pela primeira fórmula elaborada no dia 11.
O regulamento e a tabela deverão ser divulgados pela FPF na próxima semana, como determina o Estatuto do Torcedor.
A premiação também está definida: campeão e vice receberão um automóvel 0 km cada. Mais dois carros 0 km serão sorteados, sendo um com os torcedores do litoral/brejo e outro com os torcedores do sertão.
COM INFORMAÇÕES DO AGORA ESPORTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário