14 de outubro de 2010

Cajazeiras ganhará UPA - Unidade de Pronto Atendimento

Foto ilustrativa

Dentro de três meses, a cidade de Cajazeiras deverá ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas, estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. As UPAs são integrantes do componente pré-hospitalar fixo e são implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Raelsa Borges, a UPA 24 Horas de Cajazeiras será de Porte II e cobrirá uma região com até 200 mil habitantes, realizando até 300 atendimentos médicos em 24 horas, com, no mínimo, 4 médicos por plantão, entre clínicos gerais e pediatras e disponibilidade de até 12 leitos. A UPA 24 Horas será construída ao lado do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, próximo a Policlínica, Farmácia Básica, CEO e Hospital Regional. O investimento é de R$ 2 milhões entre construção e equipamentos e o custeio mensal é de R$ 175 mil.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...