
Tempos depois, da união entre Manoel Alves de Moura e Filomena Ribeiro de Carvalho, nasceram cinco filhos, dentre eles José Alves de Moura (Zé de Moura), fundador de nossa cidade e idealizador da Igreja de São Geraldo Magela.
Durante boa parte de sua juventude, Zé de Moura dedicou-se ao jogo e a bebida, que era tido por ele como lazer. Mais tarde, comprou um livro de São Cipriano com o objetivo de fazer mandinga e assim sustentar seus vícios. Com o tempo, começou a se sentir cansado daquela vida sem sentido e optou por uma nova filosofia de vida. A partir desse momento, Zé de Moura passou a tirar o terço e a realizar o novenário do Mês Mariano em casa de parentes e amigos, além de sair pelas fazendas carregando andores dos mais variados santos, acompanhado pelo som da banda cabaçal, objetivando angariar donativos para construção de pequenos templos.

Os anos foram passando e sua fama correu por vastas regiões, a ponto de chegar diariamente a sua porta diversos caminhões paus-de-arara cheios de romeiros em busca de seus ensinamentos e orações. Zé de Moura atendia a todos prontamente, contando com o auxílio de Francisca Bastos, a quem depositava total confiança.
Porém, no dia 15 de julho de 1966, Zé de Moura faleceu, deixando uma grande lacuna na então Vila de Poço José de Moura, que mais tarde passou a condição de Distrito, graças a um Projeto de Lei de autoria de Manoel Alves Neto, o Peixe Moura.
Em 29 de abril de 1994, o Distrito de Poço dá mais um passo rumo a sua eminente prosperidade, tornado-se a cidade de Poço de José de Moura. Dois anos mais tarde, em 3 de outubro de 1996, acontece a primeira eleição do município, elegendo-se Juarez Alves Tavares como prefeito e Manoel Alves Neto, o Peixe Moura, como vice-prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário