6 de outubro de 2010

MAC lança Agenda de Desenvolvimento

O Movimento dos Amigos de Cajazeiras – MAC, criado em 2010 e lançado publicamente no dia 12 de março, no plenário da Câmara Municipal, é uma entidade informal de caráter suprapartidária que objetiva defender os interesses coletivos do município e da região por ele polarizada. Suas atividades se concentram na articulação de energias da sociedade com vistas a acelerar o processo de crescimento econômico, social, político de Cajazeiras e da região, com qualidade, preservando os recursos ambientais, histórico-culturais que marcam a formação do município.

Dentre as atividades de iniciativa do MAC, merecem destaque a realização, no segundo trimestre de 2010, com reconhecido sucesso, do I Fórum de Desenvolvimento de Cajazeiras, responsável pelo debate com os pré-candidatos a governador, Ricardo Coutinho e José Maranhão, de questões relevantes para a cidade e região.

Num segundo momento, o MAC organizou a preparação da Agenda de Desenvolvimento de Cajazeiras, de forma participativa, na medida em que compartilhou suas preocupações com cerca de 20 entidades da sociedade civil, numa primeira reunião, no dia 6 de maio, na Biblioteca Castro Pinto, na qual estavam presentes clubes de serviços, sindicatos, associações comunitárias, assegurando-se com isso elevado grau de representatividade da sociedade de Cajazeiras.

A Agenda tem o sentido de agregar em torno dela a capacidade de mobilização da sociedade cajazeirense. Para isso, ajusta-se aos interesses coletivos, aos desejos, às aspirações da comunidade. A esse respeito, o papel do MAC é o de articular as forças atuantes em nosso meio (de modo suprapartidário, como vem fazendo), de tentar obter convergências em torno de idéias-força, de projetos viáveis, visando canalizar as energias da sociedade para novas e grandes conquistas, na linha já seguida por Cajazeiras quando da luta pelo curso de medicina da UFCG e da persistente reivindicação de um aeroporto regional decente.

Na Agenda estão incluídas grandes questões estratégicas capazes de dar consistência ao ciclo de crescimento, iniciado neste século com a expansão do ensino superior, e acelerado por investimentos, públicos e privados, raras vezes registrados na história da região. Ao lado de intervenções estruturantes - sem as quais a cidade perderá a grande oportunidade de dar um salto qualitativo em condições até mesmo de influenciar o crescimento econômico, social, tecnológico, educacional e político da Paraíba -, a Agenda incorpora, também, iniciativas de pequena monta, porém, igualmente relevantes.

Construída mediante o debate em reuniões e por meio da coleta de sugestões encaminhadas por entidades organizadas, esta Agenda pode ser para Cajazeiras instrumento poderoso para respaldar reivindicações através dos representantes da Paraíba no Congresso Nacional visando alocar recursos em atividades, obras e projetos ajustados aos objetivos da sociedade. Sem sujeição a interesses subalternos. E assim, garantir a continuidade do processo de desenvolvimento, hoje ancorado na rápida e diversificada expansão do ensino.

Como resultante de todo esse processo, o MAC apresenta a seguir os principais pontos da Agenda de Desenvolvimento de Cajazeiras, esperando que funcione como um instrumento aglutinador de energias visando beneficiar o conjunto da população:

Elaboração de Novo Plano Diretor
O crescimento desordenado nesta fase de aceleração urbana exige urgente e amplo debate, como passo preliminar para a formulação de Plano Diretor que trace e defina os rumos da ocupação urbana, dos espaços públicos, enfim, que institua novos parâmetros de regulação da vida da cidade e seus habitantes.

Consolidação do Ensino Superior
É pública e notória a transformação de Cajazeiras em cidade universitária, com seus mais de 20 cursos de graduação e pós-graduação, distribuídos em cinco Instituições de Ensino Superior (IES). Essa realidade em movimento, impondo sérias mudanças na vida da cidade, e exige atenção permanente visando criar condições favoráveis a sua consolidação.

Construção de Centro de Convenções
Destinado a suprir uma das carências nos equipamentos urbanos relacionados com as atividades turísticas da região.

Definição de Política de Estímulo às Atividades Produtivas
Aqui se abre um leque de ações que incluem incentivos fiscais, revitalização do Distrito Industrial, reorganizando-o, e regularizando os lotes já concedidos sem aproveitamento pelos beneficiários.

Fortalecimento da Prestação de Serviços Públicos
Reivindica-se a instalação ou ampliação/modernização de órgãos federais e estaduais, a exemplo do Instituto de Medicina Legal-IML, Delegacia da Polícia Federal, uma Vara da Justiça Federal, de nova sede para o Detran/Polinter, núcleo regional do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística - IBGE.

Consolidação do Avanço Alcançado pela Gestão do Hospital Regional de Cajazeiras
O HRC é hoje uma das instituições mais importantes para transformar Cajazeiras em cidade universitária, por ser base de apoio às atividades de ensino na área de saúde. Daí porque é imperioso defender, de forma intransigente, que a gestão se ajuste cada vez mais ao processo de consolidação do ensino superior e médio e à prestação de serviço de saúde à população sertaneja.

Implantação de Áreas de Lazer
Destinadas à prática de atividades esportivas, com preservação e expansão de áreas verdes, e que contemple também, entre outras intervenções necessárias e urgentes, a revitalização e a urbanização do Açude Grande.

Construção das Alças Rodoviárias de Acesso
Com especial urgência para as que ligam as rodovias federais e estaduais aos grandes equipamentos urbanos, fortes demandantes de transporte, a exemplo do campus da UFCG, do HRC, do novo aeroporto.

Implantação Urgente do Aterro Sanitário
É necessário e urgente implantação de coleta seletiva com instalação de aterro sanitário, ajustado às exigências da nova legislação em vigor, com o objetivo de evitar danos à saúde da população e ao meio ambiente.

Política Consistente de Desenvolvimento Rural
Reivindica-se que sejam adotados, entre outros instrumentos, tarifa verde para agricultores ribeirinhos situados a jusante dos açudes públicos de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas) e Lagoa do Arroz.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...