7 de janeiro de 2011

"Meninos do Sertão" fora do Sistema Correio

Os jornalistas Gutemberg Cardoso, Josival Pereira e Ruy Dantas estão fora do Sistema Correio de Comunicação. O trio que ficou conhecido como "Meninos do Sertão", liderou a audiência por quase 10 anos, de segunda a sexta, das 12h00 às 1500, na 98 FM, com o programa Correio Debate. Especula-se que a demissão foi uma "caça às bruxas" pós-período eleitoral. O blog do jornalista Tião Lucena traduz o episódio:

SISTEMA CORREIO ESTÁ DEMITINDO RUBENS NÓBREGA, MARCELO JOSÉ, RUI DANTAS, GUTEMBERG CARDOSO, ADELSON BARBOSA, JOSIVAL PEREIRA E HELDER MOURA
Aquele passarinho cagão de Paulo Santos, sumido depois da posse do novo governador, retornou hoje à minha janela, todo suado, as asas quase sem penas, o bico aberto pedindo água, uma lástima. Depois de saciado na sede e no xerém, contou que sua volta se deveu a necessidade de contar uma novidade bombástica. Segundo ele, o Sistema Correio de Comunicação está demitindo, de uma canetada só, Marcelo José(foto à esquerda), Ruy Dantas, Gutemberg Cardoso, Josival Pereira(foto à direita), Helder Moura e Adelson Barbosa. Rubens Nóbrega, segundo o passarinho, foi convidado a pedir demissão, para não parecer, ao distinto público, que fora demitido.

No seu piu piu fofoqueiro, o passarinho informou que a tesourada tem, como objetivo, atender a uma vontade do todo poderoso Roberto Cavalcanti, que teria alegado, entre outras coisas, que o Correio está muito enferrujado, carecendo de uma oxidação. Nesse seu novo padrão de qualidade, o Sistema campeoníssimo trocou, por exemplo, Rubens Nóbrega por Samuka Duarte, Marcelo José por Emerson Machado e, claro, poderá requisitar Zé de Sousa para ficar no lugar de Adelson Barbosa.

Disse o passarinho que Marcelo José já não estará nos quadros do Correio a partir desta quinta. Gutemberg foi cantado a abrir mão de metade do salário. Como não aceitou, deverá sair. Josival e Rui, que com Gutemberg formavam o trio chamado de "Meninos do Sertão" não emplacam o fim do mês. O último a sair deverá Helder Moura, que tem se fingido de morto, sem dar a entender que sabe do boicote à sua coluna, duas vezes esta semana substituída por colunas antigas, de meses atrás. Se com isso Helder não se mancar, vão lhe dar o bilhete azul também.

Aí eu não me contive e perguntei ao passarinho: "Seu fuxiqueiro, por que o Correio está fazendo isso com os meninos?" O safado entortou o bico, como quem ri ironizando o mundo, balançou as penas e foi embora, não sem antes sugerir: "Pergunta a Buenos Ayres".

GUTEMBERG CARDOSO SE DESPEDE DO CORREIO DEBATE
O radialista Gutemberg Cardoso se despediu hoje a tarde do Correio Debate, levando na bagagem dezenas de telefonemas revoltados e solidários de ouvintes que não concordaram com a forma como os dirigentes do Sistema Correio o descartaram juntamente com Ruy Dantas, Josival Pereira, Rubens Nóbrega e Helder Moura. Alegação de contenção de despesas, divulgada por Gutemberg, não convenceu nem a ele, pois todo mundo sabe que os meninos do sertão, mais Helder Moura e Rubens Nóbrega (este já demitido desde a semana passada) passaram a ser figuras incômodas aos dirigentes da empresa, depois da derrota de Zé Maranhão e da vitória de Ricardo Coutinho. Alexandre Jubert e Roberto Cavalcanti estão fazendo de tudo e mais um pouco para agradar ao novo Governo e assim evitarem a sangria das generosas verbas palacianas que mantém, desde a década de 80, o luxo e o poder dessa turma.

Como se fossem embalagens imprestáveis de um produto já usado e sem serventia, os profissionais em questão estão sendo jogados fora, como o foram,em passado recente, Luiz Otávio Amorim, Tony Show e cia ltda. Aos poderosos do Sistema Correio, a amizade que prevalece é a do poder.

A jornalista Cláudia Carvalho, no seu blog Parem as Máquinas também traz preciosas informações a respeito da demissão dos sertanejos Gutemberg Cardoso, Josival Pereira e Ruy Dantas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...