25 de agosto de 2010

Audiência no MEC sela compromisso com a consolidação do curso de Medicina em Cajazeiras

Na última segunda, 23, em audiência com a secretária de Educação Superior (Sesu), Maria Paula Dallari, no Ministério da Educação, em Brasília, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, teve a confirmação de que os compromissos assumidos pelo ministro Fernando Haddad, na reunião do último dia 12, para a consolidação do curso de Medicina do campus de Cajazeiras, serão honrados.
A secretária da Sesu/MEC se comprometeu a incluir no Projeto de Lei que será encaminhado ao Congresso Nacional, tão logo encerre o período eleitoral, em novembro próximo, a criação de 38 vagas docentes para completar o quadro de pessoal dos cursos de Medicinas e Enfermagem e das quatro licenciaturas recém-criadas (Química, Biologia, Física e Matemática) no campus de Cajazeiras.
“Podemos afirmar que a audiência selou o compromisso do MEC com a UFCG para a consolidação do campus de Cajazeiras na área de Saúde”, disse Mariz, ressaltando que assegurar apenas as vagas para o curso de Medicina não poderia ser considerado o essencial, nem tampouco ético. “Pensando num todo, demandamos complementos para os quadros docentes de Enfermagem e das licenciaturas”, reforçou.
O MEC definiu que os cursos de graduação em Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Educação Física só começarão a ser oferecidos em 2012 e que suas vagas docentes serão liberadas anualmente, à medida que os cursos forem sendo implantados.
Ainda para este ano, também ficou acertada a criação das residências médicas em Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia que, somadas às três já existentes (Medicina da Família e Comunidade; Clínica Médica e Pediatria), darão suporte ao ensino de Medicina e às demandas de atendimento público do Hospital Regional de Cajazeiras.
Tão logo retorne à Campina Grande, o reitor nomeará o professor Vinícius Ximenes, do curso de Medicina de Cajazeiras e médico especialista em Saúde da Família em municípios do Alto Sertão Paraibano, como interlocutor da universidade com a finalidade de interagir com o setor de saúde do Estado para acelerar o processo de consolidação do curso.
“Precisamos de ações que se traduzam em realizações e que auxiliem a UFCG nesse ideal de dotar o Sertão do estado com um equipamento que amplie a assistência médico-hospitalar”, disse o reitor, reafirmando que o curso de Medicina em Cajazeiras é um patrimônio e que a luta para a sua consolidação é dos paraibanos.
Participaram da audiência no MEC, os professores José Cezário de Almeida (diretor do Centro de Formação de Professores, campus de Cajazeiras), Antônio Fernandes Filho (diretor do Hospital Regional de Cajazeiras), Vicemário Simões (pró-reitor de Ensino), Vânia Sueli Guimarães Rocha (secretária de Planejamento e Avaliação Institucional), Alexandre Gama (pró-reitor de Administração) e Vinícius Ximenes (professor do curso de Medicina).
Marinilson Braga - Ascom/UFCG

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...