
O pacto prevê a participação ativa da comunidade acadêmica, através de seus docentes, a partir da elaboração de projetos e na ajuda nos planos de ação desenvolvidos pelos municípios, na busca do desenvolvimento de um sistema de saúde de, cada vez mais, qualidade na região.
Em reunião preparatória para a assinatura do termo de compromisso, ocorrida na última sexta-feira (27), dirigentes da UFCG apresentaram as principais demandas da saúde local e frisaram a importância da consolidação do curso de Medicina de Cajazeiras para o fortalecimento da saúde pública na região. De acordo com os dirigentes das instituições de saúde presentes na reunião, depois da instalação do curso na cidade de Cajazeiras, é visível a mudança do serviço oferecido à população, que hoje pode contar com um número bem maior de exames e de leitos, além de novos equipamentos, uma estrutura reformada e profissionais bem mais capacitados e motivados.
É assim que pensa, por exemplo, o diretor geral do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho. Para ele, o curso de Medicina está atrelado a todas as melhorias do sistema de saúde local. “Hoje não conseguimos mais visualizar a região sem o curso de Medicina, pois foi ele o responsável por todas as melhorias já realizadas em Cajazeiras e parte dos municípios polarizados, e que vai além da garantia de bons profissionais, porque antes mesmo de consolidar o curso e formar a primeira turma, já conseguimos ampliar os serviços oferecidos à população, já aumentamos o número de leitos, melhoramos a infraestrutura dos hospitais, inclusive do HRC, iniciamos a residência universitária, conseguimos mais equipamentos, enfim, a mudança é nítida”, destacou o diretor, cuja experiência bem sucedida à frente do HRC mostra a toda a região a importância da sintonia entre a comunidade científica e as instituições de saúde.
Ainda durante a reunião preparatória para a assinatura do termo de compromisso, o professor do curso de Medicina, Vinicius Ximenes, foi escolhido como interlocutor do reitor Thompson Mariz junto às instituições de saúde da Microrregião de Cajazeiras para o desenvolvimento das futuras ações.
Ampliando a parceriaNa manhã da última segunda-feira (30), uma comitiva formada pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz, o professor interlocutor Vinicius Ximenes, o diretor do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho e a diretora do Hospital Regional de Patos, Dra. Paula Maria, reuniu-se com o secretário de saúde do estado, José Maria França, para solicitar a atenção do estado para o caso específico da região. Na oportunidade, as principais demandas do curso de Medicina foram levantadas e foi solicitada uma especial atenção para solucioná-las, principalmente, no tocante a ampliação da parceria UFCG e Secretaria Estadual de Saúde. O secretário foi bem receptivo a proposta que será formalizada em documento para ser apreciado pelo Conselho Estadual de Saúde.
News - Assessoria & Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário