17 de agosto de 2010

Jeová defende reestruturação do DER

A integração territorial é o primeiro passo para a integração econômica do Estado. Foi defendendo esta máxima que o deputado estadual Jeová Campos (PT) conclamou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa, todos os seus colegas parlamentares, Governo do Estado e sociedade civil a lutar pela reestruturação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Paraíba, que segundo o deputado, está completamente sucateado e sem condições estruturais de garantir uma boa execução do projeto de integração capitaneado pelo executivo estadual. Em seu pronunciamento na tribuna da Casa, Jeová ressaltou a qualidade da gestão do órgão, mas defendeu a necessidade de realização de concurso para atualização do quadro de funcionários técnicos do DER e financiamento para a compra de novos maquinários.
“Quando vejo o Governo do Estado fazendo o investimento nas cidades interioranas e em outros setores de infraestrura para garantir uma melhor integração, me convenço mais ainda de que todas essas coisas deveriam ter sido feitas há pelo menos cinqüenta anos atrás. Por exemplo, a cidade de Carrapateiras, está fazendo cinqüenta anos de emancipação e até hoje não tem acesso asfaltado”, disse o deputado, lembrando que o empresário não pode percorrer uma estrada de terra para escoar sua mercadoria. “Não posso acreditar que um empresário queria instalar seu negócio no interior e passar uma hora, uma hora e meia numa estrada de terra para escoar sua mercadoria”, constata.
Para Jeová, a falta de estrutura viária do estado, ocasionada pela falta de interesse de governantes passados, implicou numa espécie de subdesenvolvimento econômico das cidades mais afastadas da capital paraibana. “Esse é um dos maiores problemas do subdesenvolvimento econômico da população dos municípios do interior do estado”, argumenta o deputado, acrescentando que o governo José Maranhão “está no caminho certo, mas que é preciso reestruturar o DER”.
“Agora que estamos fazendo o que deveria ter sido feito há anos atrás, nosso DER está literalmente destruído. Ele foi totalmente sucateado nos últimos dez anos”, afirmou Jeová, dizendo que o quadro de funcionários técnicos do órgão está desatualizado e que as máquinas são velhas. “Em Cajazeiras, por exemplo, temos apenas dois caçambões, uma enchadeira e um trator. Esse quantitativo inviabiliza qualquer ação nos quarenta e nove municípios que o DER precisa atender na região”, alegou o deputado, dizendo ainda que a solução está na realização de concurso e de financiamento para a compra de novos equipamentos.
“Eu termino meu mandato no dia 31 de dezembro e não posso deixar de dizer da minha ânsia de ver deputados e sociedade civil lutando por essa integração territorial, a meu ver, sinônimo de integração econômica, a começar com a reestruturação de nosso DER”, finalizou o deputado.
News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...