21 de setembro de 2010

Baixo volume de água em Boqueirão de Piranhas e Lagoa do Arroz preocupa população sertaneja

O baixo volume de água armazenada nos dois principais açudes do município de Cajazeiras - Lagoa do Arroz e Engenheiro Ávidos - tem causado preocupação nas autoridades a entre a população da região. No açude Engenheiro Ávidos, localizado em Boqueirão de Piranhas, na porção sul do município e divisa com São José de Piranhas, a situação é dramática. Boqueirão, que abastece Cajazeiras e regula o volume de água no açude de São Gonçalo, tem capacidade para armazenar 255 milhões de metros cúbicos, está com apenas 93 milhões, ou apenas 36,5% de água.
Foto: acervo do DNOCS (em tempo de inverno bom e farto)
Já no açude Lagoa do Arroz, localizado na porção noroeste do município, na divisa com os municípios de Bom Jesus e Santa Helena, o manancial, que tem capacidade para 80 milhões de metros cúbicos, está com apenas 37,8 milhões de metros cúbicos, apenas 47% de água.
O baixo índice pluviométrico da região, ao lado do consumo de água e a sua liberação para a perenização de rios e irrigação de plantações, bem como a evaporação nestes meses mais quentes do ano, são apontados como as principais causas do baixo volume dos açudes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...