2 de setembro de 2010

Prefeituras da região de Cajazeiras e UFCG assinam compromisso para desenvolvimento da rede pública de saúde

As dezessete prefeituras que compõem a microrregião de Cajazeiras, no sertão paraibano, assinaram, junto à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nesta terça-feira (31), no auditório do campus de Cajazeiras, um Termo de Compromisso que as unem em prol de um mesmo propósito: fortalecer a rede de saúde pública da região. O acordo, firmado entre as prefeituras e a UFCG, prevê a cooperação mútua das partes para o avanço do sistema de saúde regional, que também se configura como campo de práticas para os estudantes do curso de Medicina existente na cidade de Cajazeiras e que tanto orgulha e ajuda a região. A solenidade de assinatura do Termo aconteceu na presença dos dezessete secretários de saúde e vários prefeitos, além de dirigentes da UFCG, representantes do Conselho Regional de Medicina, da Associação Médica Paraibana e do Sindicato dos Médicos da Paraíba.
De acordo com o professor do curso de Medicina de Cajazeiras e interlocutor do reitor Thompson Mariz diante da questão, Vinicius Ximenes, a assinatura do Termo dará ainda mais segurança às ações que vem sendo desenvolvidas no sistema de saúde da região, visto que, para ele, as mudanças já vinham sendo realizadas, mas ainda de forma bastante isolada. “Com o Termo de Compromisso, todo o sistema de saúde da microrregião de Cajazeiras, ou seja, todas as instituições de saúde, terá uma assistência acadêmica para o seu desenvolvimento. Isso será bom para o aprimoramento dos alunos, dos professores, e o mais importante: fortalecerá o sistema, que poderá, com as ações melhor planejadas, se desenvolver uniformemente”, explica o professor.
Para o diretor geral do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho, o projeto entusiasma não apenas a comunidade acadêmica, que poderá ter o primeiro curso de Medicina de universidade pública totalmente integrado ao sistema de saúde local, mas anima também toda a rede formada pelas instituições de saúde dos municípios, visto que com o apoio da UFCG, elas poderão avançar ainda mais no que se refere à modernização de seus procedimentos e gestão. “Temos agora a oportunidade de nos desenvolvermos ainda mais com o apoio da UFCG, que vai nos disponibilizar desde suas equipes de pesquisadores extensionistas até estagiários para que façamos realmente uma conexão entre a prática e a teoria, aperfeiçoando uma a outra”, frisou o diretor, lembrando que a microrregião possui uma população de quase 165 mil habitantes, polarizada pelo município de Cajazeiras, que por sua vez atende toda demanda de saúde da localidade.
Na oportunidade assinaram o documento de cooperação as prefeituras de São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço José de Moura, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna, Santarém, São João do Rio do Peixe e Bernardinho Batista.
News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...