20 de janeiro de 2013

Dr. Atêncio: homenagem aos 100 anos de seu nascimento


CLEMILDO BRUNET

Culto, simples, discreto, tímido e prudente – Doutor Atêncio Bezerra Wanderley em sua trajetória de vida foi um fiel seguidor desses princípios que nortearam sua existência aqui neste mundo. Este mês marcam 21 anos e cinco meses de seu falecimento ocorrido em 14 de agosto de 1992, em São Paulo, no Hospital da Beneficência Portuguesa, tendo sido sepultado em Pombal em 16 de agosto 1992. Nasceu a 10 de janeiro de 1913 no sítio Arruda - município de Pombal, filho do Cel. Josué Bezerra de Sousa e de dona Esmerina Bezerra Wanderley.

Dr. Atencio antes de frequentar escola recebeu ensinamentos de seu pai que tinha apenas o primário incompleto. O interesse pela leitura impulsionou-o para que começasse a estudar sozinho, debruçando-se nos livros de Aritmética, Álgebra, Geometria, História do Brasil, Geografia, Ciências Naturais, Gramático e francês, a língua estrangeira mais estudada na época. Também aprendeu a ler e falar com fluência o Latim.

Em determinado tempo seguiu para Campina Grande e no Instituto onde hoje é o Colégio Alfredo Dantas, saiu com o Curso Comercial incompleto. Em 1935 foi para Recife e no Colégio Salesiano concluiu o Curso Ginasial tendo depois ido para o Ginásio Pernambucano fazendo ali o Curso Secundário, hoje segundo grau.

Dr. Atêncio formou-se como médico pela Faculdade de Medicina do Recife atualmente pertence à Universidade Federal de Pernambuco. Ao concluir o Curso médico em 15 de dezembro de 1945, destacou-se como um dos melhores alunos de sua turma. De volta a Pombal em 1946 começou a clinicar montando seu próprio consultório onde atendia seus pacientes e quando necessário fazia atendimento médico a domicílio nos sítios da redondeza indo a cavalo, meio de transporte utilizado na época.

Dr. Atencio era casado com D. Cacilda Medeiros Wanderley havendo contraído núpcias em 29 de novembro de 1947, dessa união conjugal nasceram os filhos Marcus Vinicius, Berta Letícia, Alba Rejane e Ana Valéria.

Na ânsia de cumprir o juramento do médico, pai da medicina e filósofo grego Hipócrates, Dr Atêncio Bezerra Wanderley, prestou relevantes serviços a Unidade Sanitária Estadual, a antiga Cooperativa do DNER, Posto Médico de Puericultura LBA, Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro de Pombal. Neste último trabalhou muitos anos graciosamente devido à natureza filantrópica exercida pela Instituição.

O Hospital Sinhá Carneiro teve a instalação de um Laboratório de Análises Clínicas e um serviço de Eletrocardiografia, graças à iniciativa do Dr. Atêncio. Trabalhou ainda no Serviço de Assistência Médica da Previdência Social em Sousa – PB e no Hospital Alcides Carneiro em Campina Grande PB.

O Dr. Atêncio Como político foi consagrado com três vitórias eleitorais, uma de Prefeito Municipal (1969 a 1972) e duas de Deputado Estadual (1979 a 1983 e 1983 a 1987), chegando a ser Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, mantendo sempre um desempenho seguro e equilibrado.

Assumiu a Prefeitura Municipal de Pombal, a 31 de janeiro de 1969, em plena vigência do Ato Institucional N° 5, que levou o pânico a todos quantos exerciam mandatos eletivos. Contudo, sua integridade moral lhe dava respaldo para administrar sem medo, ao ponto de figurar na galeria dos melhores administradores da nossa cidade.

Lord Amplificador
Tomo a liberdade de contar um fato que se deu comigo e os companheiros do Lord Amplificador, na época em que o Dr. Atencio era Prefeito de Pombal, e que até hoje guardo essa gratidão a ele, ao qual tive o privilégio de privar de sua amizade, e ao Dr. Francisco Nelson da Nóbrega Promotor público aposentado, por ambos terem dado solução ao problema que estávamos enfrentando.

Foi num tempo em que a cidade de Pombal havia se acostumada ao silêncio das antigas difusoras e quando surgiu o Lord fomos vítimas da incompreensão de alguns que incomodados com o som direcional da comunicação, solicitaram da empresa fornecedora de energia Elétrica (Saelpa), a retirada das cornetas dos postes da cidade. A pressão foi tão grande que a Saelpa nos encaminhou um ofício, determinando que retirássemos nossos projetores de áudio.

Eu e os meus companheiros ficamos desolados, a cidade indiferente ao que se passava e as cornetas emborcadas dentro do Studio. Todos os dias questionávamos como encontrar uma solução para o problema. De repente, vem a minha procura o Dr. Francisco Nelson da Nóbrega (saudosa memória) Promotor de Justiça aposentado e Presidente do Rotary Clube de Pombal, solicitando a divulgação de uma nota daquele clube de serviço. Então, lhe dei ciência do que estava acontecendo.

Pombal tem muito a agradecer ao Dr. Francisco Nelson da Nóbrega, pois, diga-se de passagem, foi um lutador pelo desenvolvimento de nossa terra. Pois bem: Pegando-me pelo braço, Dr. Nelson levou-me a Prefeitura, para solicitar do Prefeito de então, Dr. Atencio Bezerra Wanderley, a imediata instalação das cornetas de som nos prédios públicos pertencentes ao município. Dessa forma, por determinação do executivo municipal, o Lord Amplificador voltou a funcionar normalmente.

Por sinal, como único meio de comunicação de massa em Pombal, o Lord Amplificador, foi o primeiro veículo de informação e formação pública a realizar transmissões externas de eventos de nossa cidade. A Prefeitura Municipal de Pombal nas gestões de Atencio Bezerra Wanderley, Hildo de Assis Arnaud e Paulo Pereira Vieira, contratava nossos serviços para coberturas nos acontecimentos que se sucediam na edilidade municipal.

Em sua gestão administrativa Dr. Atencio - Criou os símbolos do Município, a Bandeira, com a colaboração do Instituto de Heráldica da Paraíba; Organizou a contabilidade pública e pôs em dia as prestações de conta do Poder Municipal; celebrou convênios com o Mobral para o ensino de adultos; contratou médicos e dentistas para atendimen­tos nos postos distritais; recuperou todas as escolas da zona rural; recuperou o Posto Médico desta cidade.

Suas colaborações, em diferentes áreas, como Saúde, Educação, Vida Pública, bem atestam o seu valor. Lutou na defesa dos interesses do povo e das Instituições, buscando sempre o bem social.

Foi Diretor Social do Pombal Ideal Clube; Fundador do Rotary Club de Pombal, e vale ressaltar que era o único sócio fundador que ainda permanecia na ativa, com admirável assiduidade às suas reuniões; Tendo sido também Conselheiro da Fundação Laureano de João Pessoa - PB.

Foram muitas as homenagens por parte de pombalenses na rede social “Facebook” esta semana ao Dr. Atencio Bezerra Wanderley, como também dos escritores e pesquisadores da nossa história, Verneck Abrantes e Jerdivan Nóbrega de Araújo.

No último sábado (12), o colunista Wellington Farias do Jornal Correio da Paraíba, em síntese teceu rasgado elogios à figura imponente do Dr. Atencio.

“Um dos homens mais íntegros que a história política da Paraíba registra teria completado 100 anos, na quinta feira, se vivo estivesse: Atencio Wanderley, natural de Pombal. Era médico dos melhores e carregava uma bagagem cultural pertencente a poucos da terrinha. Atencio era uma prova de que é perfeitamente possível ser político sem perder a integridade moral.”

Atencio Bezerra Wanderley, o outro médico dos pobres, falava fluentemente o Francês, Latim, Alemão e o inglês, era um superdotado! Mas pouco revelava estes dotes pessoais, preferia revelar sua esposa D. Cacilda Medeiros, à qual ele dizia ser: "a razão de sua vida, companheira de todas as horas, segurança dos triunfos, e força nas suas dificuldades”. Sua vida se foi; seu exemplo ficou.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...