As origens do município de Monte Horebe remontam ao ano de 1925, quando Joaquim de Sousa, proprietário do Sítio Açude Novo, doou um pequeno patrimônio de terras para a construção de uma capela dedicada à São Francisco, iniciada ainda naquele ano quando também começou a ser realizada uma pequena feira.
A cidade teve como fundador Venâncio Dias do Nascimento. Em 1926, passou pela localidade o bando de Lampião, afugentando os freqüentadores da feira, que só se restabeleceu seis anos depois, em 1932, quando já existiam algumas casas construídas por alguns membros da pequena comunidade. Os primeiros comerciantes foram: Cesário Pereira de Sousa e José Tavares de Lima.
A primeira missa do município foi celebrada no ano de 1925, pelo Padre Manoel Otaviano, embaixo de uma barraca de palha. No ano de 1935, a capelinha foi demolida e construída uma Igreja em outro local, hoje sua Matriz. Sua conclusão ocorreu na década de 40 e seu construtor foi o fundador Venâncio Dias.
O motivo do nome Monte Horebe foi sugerido pelo Vigário Manoel Otaviano, que ao celebrar a primeira missa achou por bem dar esse nome por a cidade se encontrar localizada num monte, o qual teve grande aceitação por parte dos moradores e por ser um nome bíblico.
Lideraram o movimento de emancipação política de Monte Horebe, José Alves Cavalcante, José Dias de Lima(Zeca Dias), Raimundo Bento da Silva e Lauro Dias de Oliveira. A autonomia administrativa ocorreu através da Lei nº 2.608 de 5 de dezembro de 1961. A instalação oficial deu-se a 28 do mesmo mês e ano. Desmembrando do município de Bonito de Santa Fé e formando um único distrito, o da sede. Atualmente o município é formado por trinta e três sítios e um distrito - Santa Fé. O atual prefeito é Erivan Dias Guarita.
Monte Horebe tem clima temperado com temperaturas máximas de 30 graus e mínimas de 12 graus. A pluviosidade é em torno de 800mm anual. Com inverno começando em janeiro e terminando em maio. na hidrografia apresenta o açude grande que abastece a cidade, construído pelo município, outros açudes médios e riachos, em que os mais conhecidos são Canoas e Gravatá. O município é banhado pelo Rio Piranhas.
Os solos argilosos e arenosos estão sujeitos a erosão, são férteis, porém limitados devido a escassez de água. A vegetação é formada por arboréo-arbustiva, em que se recolhe a jurema, pereiro, marmeleiro e catingueira, e herbácea, reconhecendo-se a malícia, unha-de-gato e a jurubeba. O relevo é formado por planalto e Depressão Sertaneja.
No município a principal ocupação é a agricultura, a pecuária e o comércio, tendo como renda familiar atividades agropecuárias, comércio varejista, assalariado estaduais, municipais e aposentados. A agricultura consiste numa das atividades que mais predomina no município, tendo como seu principal produto agricola a batata doce. O município cultiva ainda cereais, legumes e hortaliças. Desenvolve a criação de bovinos,. suínos, caprinos e muares. Seu vigor econômico repousa na agropecuária com destaque para as plantações de milho e de feijão. Antes o algodão, sisal e mandioca eram bem cultivados e hoje são quase extintos no município. Antigamente cultivava-se a mandioca e era feita grandes farinhadas, hoje quase inexistentes. A pecuária tem bom desenvolvimento no município.
A distribuição das relações de imóveis do município classifica-se em média, mini-proprietários e pequenos produtores. O município tem comércio carente que fica no centro da cidade, tendo por base produtos agropecuários. Há uma grande variedade de comércios varejistas, principalmente de produtos alimentícios. Consta o município de um mercado público, alguns bares, restaurantes, lojas de calçados, lojas de tecidos e confecções, armarinho, farmácias, casas de construções, sorveterias, sendo maior o fluxo aos sábados, por ser o dia da feira livre do município.
Monte Horebe contava com uma população na década de 80 de 3.773 habitantes, sendo 1.907 homens e 1.866 mulheres. Na zona urbana residiam 590 homens e 597 mulheres, um total de 1.156 habitantes e na zona rural 1.310 homens e 1.307 mulheres, totalizando 2.617 habitantes. A população do município de Monte Horebe, nos dias atuais fica em torno de 4.498 habitantes distribuídos entre as zonas urbanas e a zona rural.
A sociedade horebense é formada pela classe média e baixa, com pequenos e médios proprietários e de comerciantes varejistas, sendo que a população sobrevive em sua maioria com menos de um salário mínimo, como: funcionários estaduais e municipais, que têm os menores ganhos.
Monte Horebe está localizada na micro-região Sertão de Cajazeiras, situada a uma altitude de 800 metros acima do nível do mar. Ocupa uma área de 168 Km2, posicionando-se no 107º lugar do Estado da Paraíba, e fica a 533 Km da capital. Limita-se ao Norte com São José de Piranhas (distante 17 Km, onde parte da população horebense, liga-se através de transações bancárias feitas na agência do Banco do Brasil, e do comércio varejista), ao Sul com Bonito de Santa Fé (localizada a 17 Km, relacionando-se através de transações bancárias, efetuadas no Banco do Brasil, e de prestações de serviços do Poder Judiciário), a Leste com Serra Grande e a Oeste com Mauriti e Barro-Ce. Cajazeiras fica a uma distância de 54 Km, onde a população horebense adquire bens de consumo, como eletrodomésticos, transações bancárias nos diversos bancos existentes na localidade, e no abastecimento do comércio varejista e atacadista.
Com informações do site oficial do município.
Com informações do site oficial do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário