
Para efetivar essa ação, a prefeitura cadastrou estagiários, que vão fazer um levantamento completo da infra-estrutura e das construções existentes nas áreas visitadas. Em seguida, as informações coletadas em campo serão somadas às fotos aéreas da cidade, para que seja criado um novo sistema de geoprocessamento para a Prefeitura de Cajazeiras. “A partir das fotos aéreas, formaremos a fotocarta da cidade, ou seja, o mapa digital”, explicou João de Deus Filho, secretário municipal da Fazenda Pública.
Revisão do cadastro municipal
O cadastro atual da Prefeitura tem aproximadamente 14 mil imóveis e 5 mil terrenos. Com esse programa, a estimativa da Secretaria Municipal da Fazenda é de que sejam cadastrados mais 2 mil. Atualmente, o índice de retorno dos carnês de IPTU é de 70%, o que equivale a uma arrecadação de R$ 400mil/ano ”O último recadastramento foi feito há quase 10 anos. Com esse trabalho, esperamos revisar o cadastro municipal, a fim de corrigir eventuais falhas”, disse.
O secretário destacou que o objetivo do projeto é reorganizar a cidade. “Cajazeiras cresceu muito nos últimos anos. Com o geoprocessamento, teremos um levantamento completo da zona urbana e dos investimentos necessários para o desenvolvimento dessas áreas. Além de recadastrar propriedades particulares, esse projeto dará subsídios à administração para direcionar recursos para pavimentação, rede de esgoto, rede de energia elétrica, transporte coletivo, saúde, educação, segurança e outros setores”, explicou João de Deus Filho.
Com reportagem do Paraíba Aqui

Nenhum comentário:
Postar um comentário