8 de abril de 2011

Cajazeiras na rota do tráfico de animais

A cobiça de caçadores, atraídos pela grandiosidade da biodiversidade nacional, leva os animais silvestres a um destino menos romântico do que o retratado na vida em liberdade na fauna: o tráfico. Nos três primeiros meses deste ano, na Paraíba, os números somam mais de 2,5 mil animais apreendidos vítimas do comércio ilegal, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A expansão do tráfico de animais silvestres no primeiro trimestre de 2011 faz com que o número se aproxime de todos os registros de 2010, quando três mil espécies foram recuperadas. Aves e répteis lideram a preferência pelo comercio ilegal, mas também há registros de peixes, insetos, mamíferos e anfíbios contrabandeados.

Por ter uma posição estratégica, tanto para o transporte aquaviário como rodoviário, a Paraíba está fortemente inserida na rota dos traficantes. No ano passado, cerca de 10% dos animais apreendidos em todo o território nacional estavam na Paraíba. Cajazeiras, João Pessoa, Patos e Itabaiana são as principais cidades apontadas nesta rota. "A BR-230 vai até o Amazonas e isso facilita o esquema. A rota pelo mar também insere a Paraíba como ponto estratégico pela sua localização, sobretudo favorecendo o comércio internacional", declara Marco Vidal, chefe do setor de Proteção Ambiental (fiscalização) do Ibama.

A maior parte dos animais apreendidos tinha como destino as feiras livres. Eles são transportados de modo irregular e muitos deles não sobrevivem às más condições do trajeto. Filhotes são retirados das matas, atravessam as fronteiras escondidos nas bagagens de contrabandistas para serem vendidos como mercadoria. "Há muitos casos em que o tráfico já nasce na Paraíba, em um sítio, onde são criados esses animais. Há também muitos casos de receptação, que conta com a conivência de caminhoneiros e possivelmente demotoristas rodoviários", esclarece Marco Vidal.

Mais informações no jornal O Norte

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...