18 de junho de 2011

Projeto Fogueiras da Cultura chega a Cajazeiras

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) traz neste sábado (18) a Cajazeiras, a terceira edição do projeto Fogueiras da Cultura, quando se apresentarão na Avenida Presidente João Pessoa, a partir das 19h00, Tico do Banjo, Trio Jeito Nordestino e Chico Amaro.

Durante todo o mês de junho, o evento itinerante percorre 12 municípios com a exibição de artistas e grupos da cultura tradicional paraibana. O projeto terá um caminhão-palco, equipado com estrutura de som e luz, instalado nas praças e ruas das cidades visitadas, com exibição gratuita de grupos de forró pé de serra, ciranda, coco de roda, pífano e embolada.

Segundo o secretário da Cultura, Chico César, o objetivo do projeto Fogueiras da Cultura é democratizar o acesso à produção da arte com identidade paraibana. “A arte produzida pelo povo é carregada de valores simbólicos e costumes da nossa identidade, mas habitualmente não é pautada pela indústria da cultura e a mídia comercial”, afirma. “Por isso entendemos a necessidade da intervenção do Estado na promoção e visibilidade dessa arte e de seus artistas”, destaca o secretário.

O projeto Fogueiras da Cultura é executado de acordo com as políticas de interiorização das ações culturais e democratização do acesso à cultura, definidas como prioridades da gestão de cultura do Estado. “Esta é mais uma ferramenta de afirmação da identidade paraibana. Estamos promovendo a cidadania e empoderando o movimento cultural do Estado”, acrescentou o secretário.

Parcerias
A curadoria do projeto considerou os trabalhos focados nos costumes, valores e tradições populares paraibanas, sendo realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, responsável pela contratação dos grupos, e a Associação Balaio Nordeste, que auxiliou na logística e produção do evento.

Com informações da Secom-PB

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...