11 de abril de 2012

Deputado Vituriano de Abreu solicita sessão especial pelo centenário de Luiz Gonzaga

O Deputado Estadual Vituriano de Abreu apresentou requerimento solicitando a realização de uma Sessão Especial para homenagear Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido nacionalmente por Gonzagão ou Rei do Baião-, pela passagem do seu centenário de nascimento que está sendo comemorado ao longo deste ano de 2012 em todo Brasil.

O Brasil inteiro, principalmente o Nordeste, reverencia Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido por Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – pelo seu talento musical em interpretar o sentimento do nordestino, mesclado pela vivência real do dia-a-dia sertanejo.

Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, zona rural do Município de Exu-PE, em 13 de Dezembro de 1912, no sopé da Serra do Araripe, sertão pernambucano. Era um dos oito filhos de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (Dona Santana). Seu pai trabalhava na roça e nas horas vagas exercitava sua inspiração musical, tocando acordeom. Na escola do pai, Luiz Gonzaga despertou a sua tendência musical e desde criança iniciou a sua vida de pequeno artista, tocando ao lado do pai, nos bailes, forrós e feiras.

Por inspiração natural, seu gênero musical e que o consagrou foi o celebre “baião”, empolgando o público nordestino com “Asa Branca”, em 1947, em parceria com Humberto Teixeira.

De acordo com a justificativa apresentada, Luiz Gonzaga era cidadão Paraibano, título outorgado de autoria do ex-Deputado Estadual Severino Ramalho Leite e que lhe foi entregue solenemente com a presença do então Governador do Estado, Dorgival Terceiro Neto, cuja sessão foi presidida pelo ex-Deputado Estadual Evaldo Gonçalves.

Vituriano destacou que “A homenagem a ser prestada por este Poder Legislativo, é por demais justa, uma vez o homenageado contribuiu de maneira significativa para o despertar da cultura paraibana. Suas músicas se eternizam pelo seu conteúdo e mensagem que transmite no toque das sanfonas, principalmente o autêntico forró. A titulo de ilustração, várias cidades paraibanas, de modo especial, a cidade de Cajazeiras, foram palco de diversas apresentações do Rei do Baião.”

A Sessão Especial possivelmente ocorrerá no mês de junho deste ano e deverá contar com a participação de inúmeros cantores paraibanos e nordestinos.

Assessoria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...