19 de abril de 2012

Governo entrega ambulâncias, kits de informática e firma convênios


O governador da Paraíba Ricardo Coutinho, acompanhado do secretário da Saúde, Waldison Dias de Souza, entregou, na manhã desta quarta-feira (18), 20 ambulâncias para hospitais – sendo 10 de suporte básico e 10 de suporte avançado – e 818 kits de informática e mobiliário destinados a equipar as Centrais de Regulação Municipais. Ainda foram assinados convênios com duas instituições filantrópicas das cidades de Uiraúna e Igaracy, que permitirão a oferta de mais 1,4 mil internações. Ao todo, o estado investiu R$ 8,5 milhões.

A solenidade de entrega dos equipamentos e assinatura dos convênios aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Na ocasião, o governador destacou que os equipamentos vão permitir a comunicação online entre os hospitais e as demais instituições, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, assim, poderá agilizar o direcionamento e atendimento da população.

“Esse sistema vai interligar os hospitais do Estado. Vai fazer com que a Paraíba continue seu processo de melhoria, articulação e organização da saúde pública. Os hospitais que vão receber esse suporte de informática são aqueles que têm carência maior, os de referência nas suas respectivas regiões. É importante perceber o ritmo de organização dos serviços que o Estado está apresentando”, disse o governador.

Ricardo Coutinho explicou que os equipamentos possibilitarão que qualquer pessoa, via Samu ou qualquer outro atendimento, vá direto para um estabelecimento de saúde regulado, sabendo para onde vai e o hospital também sabendo que vai recebê-lo. “Isso não acontecia porque não tinha regulação. Agora vão acabar os casos das pessoas que batiam de porta em porta arriscando um atendimento”, destacou.

Ambulâncias
Na compra das ambulâncias o Governo do Estado investiu R$ 4.367.567,00. As unidades de suporte avançado são dotadas de equipamentos e aparelhos de última geração para o transporte de pacientes em risco de morte. Já as unidades básicas vão atender a casos mais simples, ou seja, para os primeiros socorros.

Os municípios que serão beneficiados com esses veículos são Cajazeiras, Pombal, Solânea, João Pessoa (Edson Ramalho e maternidade Frei Damião), Patos (Hospital Infantil), Santa Luzia, Serraria, Aguiar, Guarabira, Santa Rita (UPA), Taperoá, Monteiro, Piancó, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Itaporanga, Serraria e Itapororoca.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...