17 de abril de 2012

Seca verde atinge o sertão e Emater alerta para perda de lavouras

O número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem que atinge o Nordeste não para de crescer e já é o maior dos últimos cinco anos. Pelo menos 458 municípios estão com decretos em vigor, sendo que metade deles já tiveram reconhecimento federal. Mais de 140 decretos foram publicados esta semana. Cerca de 4 milhões de pessoas já estão em áreas atingidas, segundo dados divulgados pelo portal Uol.

Na Paraíba, não existem municípios em situação de emergência. Mas a Defesa Civil Estadual informou que as prefeituras estão fechando relatório de problemas que são enfrentados. Segundo as autoridades, o Estado enfrenta problemas sérios. “Temos 70 municípios mais atingidos, que estão nos encaminhado nos próximos dias toda a documentação para decretarmos emergência. A situação não é mais complicada porque temos 77 cidades recebendo carros-pipa do Exército”, informou ao UOL o gerente estadual da Defesa Civil, Walber Rufino.

Em entrevista prestada a imprensa de Cajazeiras neste ultimo final de semana, o gerente do escritório regional da Emater, Edilson Pereira se mostrou preocupado com a quadra invernosa e disse que as perdas na lavoura podem chegar a 90%. Edilson revelou ainda que o governo do estado está em vigilia e pronto para ajudar no que for possivel para minimizar os problemas. ” Estamos sempre prontos para atender aqueles que mais necessitam do nosso serviço. Vamos colaborar e acompanhar tudo de perto” disse.

Com reportagem do Paraíba Aqui

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...