16 de fevereiro de 2013

Arquidiocese da Paraíba realiza exposição sobre os 100 anos da Diocese de Cajazeiras


A Arquidiocese da Paraíba promove a desde o dia 6 de fevereiro, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, uma exposição sobre os 100 anos da Diocese de Cajazeiras. Na mostra, os visitantes vão poder conferir documentos, fotos, textos e peças sacras que fazem parte da história da Diocese. Também vão ser expostas telas que mostram uma releitura das Igrejas da cidade. Elas foram pintadas por membros da Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (Associart/PB).

A Diocese de Cajazeiras foi criada em 1914, quando a então Diocese da Paraíba foi elevada à Arquidiocese. O pedido foi feito por Dom Adauto, que via dificuldade em cobrir todo o Estado apenas com uma diocese. A ideia inicial era que ela ficasse em Pombal, mas a cidade não tinha estrutura para recebê-la. Cajazeiras, então, acolheu a nova diocese.

Segundo o curador da exposição, José Augusto de Moraes, a mostra é uma homenagem da Arquidiocese da Paraíba à Diocese de Cajazeiras. “Ela foi a segunda diocese da Paraíba e marcou a história da cidade com o incentivo a educação de qualidade no sertão do Estado”, explica. Para ele, a mostra é uma oportunidade para que as pessoas conheçam não só a história da Diocese, mas da presença da Igreja Católica no Estado. “Os visitantes vão fazer uma viagem no tempo, mergulhando na história da cidade e da Diocese de Cajazeiras”, completa.

A exposição dos 100 anos pode ser visitada todos os dias da semana, nos seguintes horários: de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h, e nos sábados e domingos, de 9h às 14h. A entrada custa R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 para estudantes e idosos. A data para o encerramento da exposição ainda não foi definida.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...