8 de fevereiro de 2013

Secretário anuncia construção de mais oito PSFs em Cajazeiras


O secretário de saúde do município de Cajazeiras, Henry Witchael Dantas Moreira anunciou que o município vai ganhar mais 08 postos de Saúde do PSF – Programa Saúde da Família, que passará a contar com 24 unidades, cobrindo todo município, com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoal de apoio.

Ele fez um balanço muito positivo do evento que participou em Brasília, promovido pelo Ministério da Saúde, com todos os secretários municipais e estaduais, principalmente pela troca de experiências com os colegas, adquirir conhecimentos, conhecer a equipe do Ministério e se inteirar do que pensa o ministro em relação à saúde pública brasileira.

O secretário afirmou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha percebeu a importância de investir na atenção básica, já que nos últimos anos o governo federal elegeu como meta principal, o atendimento de urgência e emergência.

Henry informou que os Agentes Comunitários de Saúde receberão um aumento salarial, como incentivo para se dedicarem ainda mais no trabalho preventivo junto às famílias.

O titular da pasta da saúde também disse que tratou em Brasília da liberação de recursos na ordem de R$ 1 milhão que estavam bloqueados, junto a FUNASA, para construção de casas de alvenaria no lugar das casas de taipa, como forma de combater a proliferação do barbeiro, responsável pela transmissão da Doença de Chagas.

Cajazeiras também vai ganhar duas Academias ao ar livre, um programa do Ministério da Saúde para estimular a atividade física principalmente dos idosos. A primeira funcionará no Leblon, sendo que, uma parcela dos recursos há foi liberada e precisa ser aplicada para que o município possa receber as demais parcelas. A segunda será instalada na zona norte da cidade, disse.

Com relação à reabertura dos postos de saúde, o secretário disse que ainda existem dificuldades, principalmente em termos de material, em função da situação financeira difícil deixada pela gestão anterior.

No que se refere à falta de médicos no HUJB, Henry disse que a prefeita Denise enviou projeto à Câmara Municipal se comprometendo a pagar os profissionais médicos, sendo a contratação de competência da direção do hospital que vem encontrando dificuldades para encontrar profissionais, mas a Secretaria de Saúde se dispôs a ajudar nessa questão, mantendo contatos com alguns profissionais, inclusive que já trabalharam na casa hospitalar.

Uma das dificuldades é em relação ao fato da administração anterior não ter honrado o compromisso de pagar pelos plantões dados, por esses profissionais que agora querem receber.

Em relação à Policlínica, o secretário disse que médicos de diversas especialidades deverão voltar a trabalhar após o carnaval, anunciando que dois aparelhos de ultrassonografia, recursos conveniados com o Governo do Estado, que deviam ter sido aplicados na administração passada, mas isso não ocorreu. Um aparelho será móvel para atender às comunidades rurais do município.

SECOM

 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...