9 de fevereiro de 2013

Litoral paraibano é destaque em portal de turismo nacional


As belezas do litoral paraibano estão em destaque na página do portal UOL Viagem desta quarta-feira (16). A reportagem foi produzida pelo jornalista Eduardo Vessoni, que viajou para a Paraíba a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e TAM Linhas Aéreas. Nesta nova reportagem sobre o ‘Destino Paraíba’, Vessoni dá ênfase ao litoral Sul e Norte, afirmando logo no início do texto, “que tamanho não é documento”, sendo o Estado “dono de um dos menores trechos litorâneos da costa brasileira” e que “consegue recepcionar seus visitantes com uma das mais variadas paisagens do Nordeste”.

Vessoni descreve o litoral detalhando as falésias “que se debruçam sobre o mar de ondas fortes, extensas faixas de areia sobre território selvagem, piscinas que emergem em alto mar e até um colorido cânion que rasga a paisagem multicolorida da costa. Não parece, mas tudo isso cabe em um estreito litoral de apenas130 kmde extensão”, informa.

A reportagem começa a descrever o litoral partindo de João Pessoa. Da capital paraibana, o jornalista enfatiza o clima ainda interiorano, mas com o trânsito de quase cidade grande, com pequenos congestionamentos em alguns trechos. Mas bem próximo ao movimento urbano, Vessoni cita algo que ele achava ser improvável encontrar um cenário selvagem, “cuja geografia é formada por praias desertas recortadas por rochas e paredões montanhosos como Barra de Gramame, Praia do Sol e Ponta do Seixas”.

Vessoni faz referência ao litoral sul paraibano, que fica a menos de35 kmde João Pessoa, lembrando que a praia de Tambaba é o ícone da prática do naturismo no Nordeste, sendo a primeira a ser criada na região. “É naquele trecho do estado que nomes como Praia do Amor, Praia Bela e Praia Azul dão as primeiras dicas do que o viajante deverá encontrar nos próximos dias”, afirma, sem esquecer de praias isoladas em Pitimbu.

Do litoral norte, o jornalista cita as suas 19 praias na extensão de cinco municípios, que abrigam alguns dos atrativos naturais mais impactantes visualmente de todo o litoral. São eles “a pequena ilha de Areia Vermelha, um banco arenoso localizado em pleno mar – a dois quilômetros da costa – em Cabedelo; e a distante e arrebatadora Barra de Camaratuba, localizada em Mataraca, o último município da Paraíba”.

O jornalista ainda enfatiza na reportagem, após a visita feita em todas as praias paraibanas, que “a única certeza é que, seja rumo ao sul ou ao norte da cidade, as condições do mar são quase sempre as mesmas: águas mornas de tons cristalinos e longas faixas de areia”. A matéria pode ser acessada no link http://viagem.uol.com.br/ultnot/2013/01/16/com-praias-urbanas-e-de-naturismo-paraiba-surpreende-ao-longo-de-sua-costa-de-130-km-de-extensao.jhtm


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...