20 de novembro de 2011

Esperança viva!

Clemildo Brunet

Embora na vida haja altos e baixos há uma dádiva dos céus latente em nós, a esperança. Ela nos move de tal forma ainda que estejamos desanimados ou desestimulados em alguns momentos da vida. Bendigo a Deus pela esperança viva que faz nascer à luz pela qual somos guiados. Quando percebemos que ela existe sentimo-nos completamente realizados em sonhos, planos e projetos.

Mas há mesmo de se perguntar: O que é esperança? Eu diria é uma força propulsora que nos estimula a caminhar, ainda que a nossa vontade esteja desfalecendo ou que venhamos a sentir que estamos no lugar mais fundo de um rio, lago ou poço. “Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo” Jó. 11:18. Segundo nosso patriarca Jó, o homem mais paciente de toda história bíblica, só nos sentimos seguros porque há uma esperança.

A gente que diz: ‘A esperança acabou’ outros dizem ‘já não existe esperança’, essas declarações tem como ponto de partida ou referência de quem desconhece o valor e a razão do próprio modo de viver. Ignoram que esperança é um fator essencial dessa vida neste mundo. Sem ela não haverá triunfo, não haverá como alcançar vitória e sobrepujar os ventos que nos são contrários.

Como explicar o amor, a perseverança, a paciência, a fé sem associar essas condições antropocêntricas à esperança? O Pastor Estevam Fernandes da Primeira Igreja Batista de João Pessoa Paraíba, em seu livro “Quando Vem a Brisa...” Diz: “A esperança é amiga da paciência. “É filha legítima da fé, e é parceira inseparável da Perseverança e da determinação” Por isso diz ele que há razão na sabedoria popular quando afirma: “Quem espera sempre alcança”.

Em que consiste a firmeza das palavras ‘espere deitado ou sentado’ que em pé cansa? Diz-se de uma pessoa que quer deixar o seu semelhante a esperar por longo tempo ou então provocar um clima de desânimo e desconfiança a tal ponto, para que o outro perca toda esperança. Em um mundo conturbado como o nosso e em meio a tanto desmandos praticados pelos homens é necessário mantermos firmes a confiança em Deus e assim a centelha da esperança nunca se apagará no nosso périplo.

“O homem pode ser resistente às palavras, forte nas argumentações, mas não sobrevive sem esperança. Ninguém vive se não espera por algo bom que seja bem melhor do que o que já conhece, que já possui ou já experimentou. Deus alimenta nossa vida através da esperança”! (Padre Xavier)

Estamos cercados por todos os lados de muitos desesperançados. Acontece que muitos desses puseram suas esperanças em homens falhos que prometeram, falaram de esperança e não cumpriram com suas promessas.

Podemos ter esperança quando nos lembramos de tudo o que Deus fez por nós. A Bíblia diz em Romanos 5:1-2 “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.”

Quando estiver desanimado, ponha a sua esperança em Cristo. A Bíblia diz em Salmos 42:11 “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.”

A esperança carrega consigo outras boas virtudes. A Bíblia diz em Colossenses 1:5 “A fé e o amor vêm por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.”

A esperança cresce quando nos lembramos da promessa da ressurreição. A Bíblia diz em I Tessalonicenses 4:13 “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança..”

A esperança encontra-se com o coração. A Bíblia diz em Efésios 1:18 “Sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.”

Clemildo Brunet é radialista, blogueiro e colunista.
Contato: brunetco@hotmail.com
www.twitter.com/clemildobrunet
www.facebook.com/clemildo.brunetdesa
Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...