23 de novembro de 2011

Secretaria de Saúde realiza campanha contra o tabagismo

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou vários eventos com a finalidade de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro. A equipe do Programa de Tabagismo visitou escolas e escolas praças de Cajazeiras realizando palestras para tirar dúvidas sobre o cigarro e seus efeitos nocivos, além de distribuir panfletos explicativos.

Dr. Pablo Leitão, secretário municipal de saúde, que a sua pasta vem buscando melhorar o atendimento na rede de atenção básica, mas o primeiro passo deve ser tomado pelo próprio usuário.

Pela manhã equipe montou um estande na Praça da Prefeitura para atendimento e esclarecimentos à população sobre os males causados pelo fumo, responsáveis por 200 mil óbitos por ano no Brasil, em função de patologias que têm início no tabagismo.

“O fumo está associado a 25% das doenças vasculares e das mortes causadas por angina e infarto do miocárdio, a 90% dos casos de câncer de pulmão e a 30% dos óbitos por câncer de laringe, faringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero”, esclareceu o secretário.

SECOM, com fotos de Ângelo Lima.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...