6 de novembro de 2011

Professor e escritor Sebastião Moreira Duarte receberá título de Cidadão Maranhense

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) apresentou na Assembleia Legislativa Projeto de Resolução nº 060/11 que concede o título de Cidadão Maranhense ao professor Sebastião Moreira Duarte, natural de Baixio, no Estado do Ceará.

Edivaldo noticiou em sua justificativa que Sebastião Moreira Duarte, nascido em 2 de março de 1944, filho do casal Cícero Moreira da Silva e Raimunda Alaide Duarte, já falecidos, iniciou seus primeiros estudos em Cajazeiras, na Paraíba. Sebastião fez o ginasial e o secundário com os padres salesianos, nas cidades de Recife, Carpina e Jaboatão, no Estado de Pernambuco. Após a conclusão do ensino médio transferiu-se para São Paulo aos 18 anos onde cursou a Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, garduando-se em Filosofia e Pedagogia.

Sebastião Duarte estabeleceu-se em São Luís definitivamente em 1968 quando para cá vieram seus familiares. Segundo Edivaldo Holanda, o professor doutor embriaga-se com os encantos desta cidade linda e hospitaleira e aqui fixa um domicílio que vai a perto de dois terços de sua existência. Com seus conhecimentos e talento insere-se no meio acadêmico da recém fundada Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor concursado de Filosofia, História, Sociologia da Educação, Psicologia Educacional e Planejamento Educacional.

Em 1974 Sebastião Moreira Duarte vai para os Estados Unidos, retornando ao Brasil dois anos depois ostentando o grau de Mestre em Administração Universitária pela Universidade do Alabama. Nos Estados Unidos foi professor visitante da San Diego State University, na Califórnia, em 1985. Em 1988 retorna aos Estados Unidos como aluno e professor da Universidade de Illinois (Urbana-Champaign) da qual recebeu o título de PHD em Literatura Latino-Americana, defendendo teses sobre Sozandrade e Pablo Neruda. Por um ano, entre 1993 e 1994, foi professor da Universidade do Tenessee, em Knoxville.

Edivaldo Holanda informa na justificativa de seu Projeto de Resolução que Sebastião Moreira Duarte, no seu mister de professor, tem orientado teses doutorais e presidido bancas examinadoras em universidades americanas e brasileiras. Aposentado da Universidade Federal do Maranhão segue na cátedra como professor da Unidade Superior Dom Bosco – UNDB, de onde é também membro do Colegiado do Curso de Direito.

Na área da pesquisa exerceu o cargo de diretor científico da Fapema (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). Mas é, afirma Edivaldo Holanda, como literato e homem de letras que o professor Moreira Duarte tem melhor visibilidade pública. Moreira Duarte é membro da Academia Maranhense de Letras e de outras instituições culturais do Brasil e do exterior.

Com reportagem de Cunha Santos (Agência Assembleia) para o Jornal Pequeno


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...