16 de agosto de 2012

Baixo Ideb da Paraíba preocupa candidato à prefeitura de Cajazeiras

Apesar de ter apresentado alguma melhora, os resultados do último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostram que a educação básica na Paraíba continua um problema preocupante. De acordo com os números divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), em todas as edições de 2005 a 2011, a Paraíba ficou abaixo da média nacional.

Uma das alternativas para tentar melhorar o nível de aprendizado dos alunos e que vem sendo incentivada por especialistas em todo o país é o ensino em tempo integral, prática defendida pelo candidato a prefeito da cidade de Cajazeiras, Dr. Carlos Antônio (DEM).

O candidato do município que já foi conhecido pela sua tradição em educação de qualidade é um dos defensores desse modelo de ensino. Ele reconhece que não é possível implantar o sistema em todas as escolas, ao mesmo tempo, já que demanda muito planejamento, inclusive financeiro, mas que isso não justifica a falta de investimento na área. “Fazer com que todas as escolas trabalhem em tempo integral é um projeto que precisa ser muito bem pensado para que a escola tenha uma estrutura adequada. Mesmo assim quero concluir o primeiro ano de mandato com pelo menos 20% das escolas funcionando nesse sistema”, diz.

De acordo com o candidato, uma das prioridades, caso ganhe as eleições, é levar essas escolas às áreas mais carentes, pois além dos tradicionais problemas de infraestrutura, são os locais onde as crianças e adolescentes ficam mais expostos e, por isso, mais vulneráveis aos fatores como violência e tráfico de drogas. O candidato acredita que o aluno não pode ser vítima da falta de estrutura do poder público.

O candidato também reconhece a importância das avaliações de qualidade realizadas pelo Governo Federal, mas defende que a própria prefeitura realize uma avaliação anual dos alunos da educação básica para que cada escola detecte suas próprias falhas e deficiências e trabalhem focadas nas necessidades reais de cada aluno.

Além da leitura e compreensão de texto, Dr. Carlos também um defende uma aprendizado crítico e um foco maior no aprendizado de ciências exatas. “Não falo apenas do domínio das quatro operações básicas, mas do desenvolvimento do raciocínio lógico que será benéfico não apenas na vida acadêmica do aluno, mas também em questões práticas do cotidiano”, defende.

I2 INTELIGÊNCIA

 

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