31 de agosto de 2012

Esma lança projeto cultural “JusHumor” em Cajazeiras


Com muita descontração, irreverência e música foi lançado, em Cajazeiras, o Projeto “JusHumor”, uma iniciativa cultural da Escola Superior da Magistratura (Esma), que tem por objetivo humanizar o ambiente de trabalho nas mais diversas comarcas do Estado. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), e contou com as apresentações do humorista Marcelo Piancó, do juiz Onaldo Rocha de Queiroga, do Coral Luz Divina e do músico Léo Nóbrega. O projeto tem o apoio do Tribunal de Justiça e das entidades representativas se servidores Sinjep, Aojep e Asstje. Na região teve a cobertura da Rádio Alto Piranhas. Cajazeiras fica no extremo Sertão a 476 Km da Capital.

Para o idealizador do “JusHumor”, juiz Onaldo Rocha de Queiroga, a Esma tem se preocupado em humanizar o ambiente de trabalho nas mais diversas comarcas. “Nesta primeira etapa, escolhemos municípios que polarizam quatro regiões paraibanas – Sertão, Brejo, Borborema e Litoral. Em um segundo momento, vamos partir para o Cariri, Curimataú e Zona da Mata. Nossa intenção é alcançar o máximo de servidores possível”, destacou o magistrado. Na programação cultural, Onaldo Rocha de Queiroga ministrou a palestra “Vida.” Em sua explanação o juiz faz uma reflexão sobre o maior direito do ser humano; a vida. Segundo ele, durante as quatro versões do “JusHumor”, funcionários, magistrados, artistas e a comunidade poderão interagir culturalmente, com a possibilidade do surgimento de novos talentos no âmbito do TJPB.

O show do humorista Marcelo Piancó foi um apanhado dos seus 25 anos de carreira, mas com um leque de piadas voltado para o tema Justiça. “Eu classifico como uma iniciativa muito bacana, pois aproxima o Judiciário da sociedade, com a idéia básica de levar cultura, arte e riso para os servidores da Justiça paraibana. Em sua apresentação o humorista levou um pouco de cada comarca e suas peculiaridades”. Para músico Léo Nóbrega, que acompanha Marcelo Piancó nas paródias e também interpreta músicas populares brasileiras, “Participar de todas as versões do “JusHumor” será uma grande experiência em minha carreira artística. Vou ampliar meu público e conhecer um pouco mais do mundo jurídico.”

A diretora do Fórum de Cajazeiras, Silvana Carvalho Soares, fez o lançamento do “JusHumor” ao lado do seu colega, Onaldo Queiroga. “Entendo que o foco deste projeto é desmistificar o Judiciário, ou seja, a Justiça pode ser leve e deve manter esse contato permanente como o cidadão”, comentou a julgadora. Também prestigiaram as apresentações os juízes Judson Kildere Faheina, Djacir Soares e Hígia Antônio Porto Barreto, como o promotor de justiça Márcio Gondim e os alunos de Direito da Faculdade São Francisco. O “JusHumor” também atende às metas do diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, no tocante à interiorização das atividades da Escola.

Música
O coral infantil independente de Cajazeiras, Luz Divina, tem em sua formação 27 crianças, entre nove e 13 anos. O grupo interpretou músicas de populares. Um de seus organizadores, Francisco Damião Alves de Sousa, disse que “a grande preocupação é levar a música para as crianças do município e mostrar o poder de transformação que ela (a música) é capaz.”

GECOM - REPORTAGEM DE FERNANDO PATRIOTA


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...