7 de setembro de 2011

Governador vai à Cuba em missão comercial; empresários cajazeirenses integram comitiva

O governador Ricardo Coutinho, um grupo de empresários paraibanos e secretários do Governo do Estado viajarão a Cuba em missão comercial, no período de 19 a 23 de setembro. A viagem pretende trazer parcerias comerciais e tem o objetivo também de iniciar um processo de ampliação das exportações de produtos paraibanos para a ilha socialista, a partir do Porto de Cabedelo.

Integram a missão a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves; o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a superintendente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margareth Bezerra; o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome; e um representante da Federação do Comércio e Serviços da Paraíba (Fecomercio). Dentre as empresas, estarão representados o Atacadão Rio do Peixe (Deca), Dijai Elétrica, Transportes Marajó (Arlan Rodrigues) e Samara Calçados.

Na programação, estão agendadas visitas institucionais aos ministérios do Comércio Exterior, dos Transportes e da Agricultura; à empresa brasileira Brás-Cuba; a uma refinaria e a outras empresas cubanas, além de visitas à Universidade de Havana, à Escola de Medicina e a hospitais. O vôo de oito horas parte de São Paulo e faz escala no Panamá, antes de pousar em Cuba.

Ricardo Coutinho afirmou que a Paraíba também intenciona desenvolver futuras missões comerciais na Venezuela e em países asiáticos. De acordo com o governador, é preciso equilibrar a balança comercial, já que as importações superam as exportações. “Esse quadro demonstra a necessidade de as empresas do Estado exportarem seus produtos para outros mercados e equilibrar mais o volume dos produtos que entram e saem. É preciso movimentar as várias cadeias produtivas dentro do Estado”, ressaltou.

O governador disse ainda que existe demanda dos países do Caribe por produtos produzidos na Paraíba, como calçados, confecções, minerais, leite, queijo e frango, e, neste contexto, é preciso abrir as portas para que as empresas paraibanas exportem, o que vai fortalecer a economia do Estado.

O vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, vê com bons olhos a possibilidade de estreitamento nas relações de mercado entre o Estado paraibano e o governo cubano. Para ele, este é um passo importante, diante da possibilidade de desbloqueio do mercado cubano. “Com essa relação comercial, teremos a oportunidade de exportar para Cuba, que possui uma economia bem carente, desde produtos primários até os de maior valor agregado”, avaliou.

Clique aqui para mais informações.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...