17 de setembro de 2011

Nonato Guedes recebe homenagem da Câmara de João Pessoa

Colunista de O Norte, o jornalista Nonato Guedes, que é natural da cidade de Cajazeiras, recebeu o Título de Cidadão Pessoense na tarde desta quinta-feira, dia 15, no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura é da vereadora Sandra Marrocos (PSB).

Marrocos afirmou que é muito gratificante entregar essa comenda ao profissional de comunicação Nonato Guedes. "Além de uma pessoa íntegra e que nos enche de orgulho pela sua ética, o homenageado é merecedor do título pelo profissionalismo e seriedade com que tem prestado relevantes serviços à nossa cidade através de sua profissão".

Raimundo Nonato Guedes de Aquino, mais conhecido como Nonato Guedes, nasceu na cidade de Cajazeiras, no alto sertão paraibano. É filho de Joaquim Nonato de Aquino, comerciante, já falecido, e Josefa Guedes de Aquino, dona de casa. O casal gerou nove filhos, destes, os três homens dedicaram-se ao jornalismo, são eles, Nonato, Lenilson e Linaldo Guedes. Já as mulheres dedicaram-se as ciências humanas e escolheram cursos como Letras e Serviço Social.

O homenageado iniciou suas atividades na imprensa em 1968, como "Office-boy" na Difusora Rádio Cajazeiras, onde, depois de se submeter ao antigo curso de datilografia no aprendizado "Janduhy Carneiro" foi admitido no departamento de rádio jornalismo.

Ainda em Cajazeiras, atuou por muito tempo na rádio Alto Piranhas. Foi cumulativamente redator da sucursal do jornal "Correio da Paraíba" e correspondente do jornal "Tribuna do Ceará", de Fortaleza. Incursionou por emissoras de rádio em Teresina, Piauí, quando os seus pais residiam em Codó, no Maranhão.

De volta a Cajazeiras, teve intensa militância nos meios de comunicação e nos movimentos culturais. Transferiu-se para João Pessoa em 1978, onde trabalhou praticamente em todos os veículos de comunicação. Como superintendente do jornal "A União", idealizou a revista "Ponto de Cem Réis" e coordenou reportagens e cadernos especiais. Correspondente do jornal "O Estado de São Paulo" na Paraíba, foi free-lancer da revista "Isto É" e de "O Globo". Figurou por dois anos consecutivos no Guia dos Colunistas Nacionais, editado pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais de São Paulo. É colunista político e repórter do jornal "O Norte".

Fonte: O Norte

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...