15 de setembro de 2011

Saiba como foi criada a Diocese de Cajazeiras

O Papa São Pio X, pela Bula Maius Catholicae Religionis Incrementam, criou, no dia 06 de fevereiro de 1914, a Diocese de Cajazeiras, desmembrando-a da Diocese da Paraíba que, nessa mesma data, foi elevada à dignidade de Metrópole.

Considerando que a vasta extensão da Diocese da Paraíba dificultava o intercâmbio entre as Paróquias e a Sede Epsicopal, cujas distâncias atingiam entre 400, 500 e 550 Km e teriam de ser vencidas a pé ou a cavalo, o Arcebispo da Paraíba, autorizado pela Santa Sé, resolveu criar uma Diocese no sertão do Estado, a fim de viabilizar e fortalecer a ação evangelizadora da Igreja, bem como vivificar o zelo sacerdotal dos párocos, mediante a proximidade do seu Pastor Diocesano.

Outras cidades paraibanas foram cogitadas para a sede do novo Bispado, mas a escolha recaiu sobre a florescente cidade de Cajazeiras, por ser detentora de fortes tradições de linhagem espiritual e cultural, registrada na história como cidade luz, berço da instrução no interior do Estado.

Encravada no extremo oeste da Paraíba, a Diocese de Cajazeiras abran­gia, inicialmente, toda a região sertaneja deste Estado. A linha divisória de nossa Diocese com a Arquidiocese da Paraíba era formada pelos divisores d'água entre as Paróquias de Santa Luiza de Sabugi e Soledade, prolongando-se até a Serra de Teixeira, e daí pelos limites que separavam a Paróquia de Teixeira das Paróquias de Patos e Piancó até o Estado de Pernambuco.

Atualmente, a Diocese de Cajazeiras limita-se com as Dioceses de Crato (CE), Iguatu (CE), Mossoró (RN), Patos (PB) e Afogados da Ingazeira (PE). Sua superfície é de 14.867 Km2, ocupada por uma população de 533.909 habitantes. Em 54 municípios, possui 46 Paróquias e conta com 48 Presbíteros.

Fonte: Diocese de Cajazeiras

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...