27 de janeiro de 2012

Governador visita polo de confecções e garante apoio para cooperativa de costureiras

O governador Ricardo Coutinho visitou, no final da manhã desta quinta-feira (26), o polo de Confecções de Cajazeiras e garantiu apoio do Estado para que a cooperativa Mulheres do Sertão, que passa por dificuldades financeiras, volte a funcionar plenamente. Ao lado do superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael, do ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, do deputado Edmilson Soares, de representantes da prefeitura de Cajazeiras, do Banco do Povo, e das costureiras, o governador conheceu as instalações, equipamentos e participou de uma reunião sobre as providências para revitalizar a cooperativa.

Ricardo destacou que o Estado solicitou à Prefeitura do município a cessão de uso do prédio da cooperativa para abrir uma mesa de trabalho envolvendo o Governo, Prefeitura, Sebrae-PB e Banco do Povo com objetivo de contribuir para a revitalização e a ampliação do polo do confecções. Na Mulheres do Sertão, atuam 20 costureiras, em um espaço com 150 máquinas de costura, em um prédio em processo de deteriorização, sem capital para compra de matéria-prima.

De acordo com o governador, o polo de confecções é um patrimônio para a região. “O Estado se dispõe a participar dessa parceria, e acho que com a instalação da escola técnica estadual esse espaço pode ser uma extensão na formação dos recursos humanos. Ao mesmo tempo, vamos potencializar a produção e a venda para a região e estados vizinhos”, disse Ricardo.

Na avaliação do governador, o polo de confecções precisa passar por uma reformulação e que o Empreender-PB, que investiu R$ 10 milhões em 2011, está disponível para isso. “Acredito que este é o caminho para criarmos um arranjo produtivo com resultados concretos na formação de recursos humanos, na produção de confecções e na geração de centenas de empregos na região”, avaliou o governador.

“A sociedade de Cajazeiras, o empresariado, a Prefeitura e os atores deste processo precisam se entender e rumar para uma política de desenvolvimento. E atual governo possui uma política clara de desenvolvimento como, por exemplo, o Empreender-PB, que estimula a sociedade a produzir e gerar renda”, completou Julio Rafael.

A vice-presidente e costureira da cooperativa, Antônia Barbosa, agradeceu a visita do governador Ricardo Coutinho e o seu empenho para ajudar as mulheres que trabalham no polo. Ela disse que, apesar das dificuldades, acredita que agora com a união de todos e programas de incentivo financeiros será possível melhorar a situação. “Estamos passando por problemas, mas não vamos desistir enquanto não conseguirmos aumentar a produção e gerar uma boa renda para as 20 cooperadas”, comentou Antônia.

Em sua visita em Cajazeiras, Ricardo Coutinho e a comitiva também visitaram a indústria de fiação Patamuté, que produz mais de 50 toneladas de fios por mês e gera 250 empregos. O grupo pode conhecer o processo de produção dos fios utilizados para a fabricação de confecções que são distribuídos para o Nordeste e para o Sudeste.

Secom-PB (Foto: Francisco França)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...