22 de janeiro de 2012

Os 27 anos do Teatro Ica

O Teatro Íracles Pires (Ica), na cidade de Cajazeiras, completa 27 anos de fundação na próxima quinta-feira (26). Para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), elaborou uma programação que inclui espetáculos, lançamento de livro, debates, mostras, shows musicais, feiras e oficinas de artes. As atividades acontecerão no período de 26 a 29 deste mês.

A programação foi divulgada pelo diretor do Ica, o ator Orlando de Queiroz Maia, conhecido na região como “Mainha”. A solenidade de abertura será na quinta-feira (26), às 19h, quando acontecerá uma sessão especial da Câmara Municipal de Cajazeiras, em homenagem aos 27 anos do teatro, e a entrega do Título de Cidadão Cajazeirense ao poeta Irismar de Lira, o qual lançará o livro “Aldeia Poética”.

Em seguida, às 19h30, terá início a Feira de Artesanato. Ela funcionará todas as noites, no mesmo horário. Já às 21h, haverá apresentação do espetáculo de dança “Libertango” (de João Pessoa), vencedor da 16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança.

Na sexta-feira (27), às 16h, será realizado um debate sobre Políticas Públicas de Cultura com a participação de Lúcio André Rodrigues, assessor da Representação Regional do Nordeste do Ministério da Cultura, sediada em Recife (PE). Às 21h, haverá apresentação do Grupo de Reisado Zé de Moura (do município de Poço José de Moura) e do Grupo de Dança de Rua MCs (de Cajazeiras), que foi o segundo melhor espetáculo do Fenerd 2011. Às 22h, começa a “Noite do Forrock”, com show da Banda Pegado e a Peleja e do sanfoneiro Chico Amaro (de Cajazeiras), no Bar do Couro, anexo ao teatro.

No sábado (28), às 16h, o convidado Ubiratan de Assis comandará um debate sobre a “História do Teatro Cajazeirense”. Às 21h, haverá apresentação do espetáculo teatral “Domingo no Bar do Couro”, terceiro colocado da 16ª Mostra Estadual de Teatro e Dança.

A programação do domingo (29) começa às 16h, com apresentação do espetáculo infantil “O Palhaço do Planeta Verde” (Cajazeiras). Em seguida, às 18h, será exibido o filme “O Sonho de Inacim” (Cajazeiras) e ocorrerá um bate-papo com o diretor Eliézer Rolim. Às 21h, haverá show musical, com o cantor Jocélio Amaro.

Histórico
O Ica, ligado administrativamente à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), foi uma conquista do movimento artístico nos anos 1990 perante o Governo do Estado, justificada pela força artística da chamada “terra da cultura”. Até então, a cidade não dispunha de um local adequado à prática de artes cênicas. A unidade cultural leva o nome da teatróloga Íracles Pires Ferreira, falecida em 1979.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...