26 de maio de 2012

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio-Piancó-Piranhas-Açu se reúne em Cajazeiras


O primeiro dia da 6ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio-Piancó-Piranhas-Açu foi marcado por muitas discussões e o esgotamento de toda a pauta. O evento, que está sendo realizado no Instituto Federal da Paraíba - IFPB, na cidade de Cajazeiras, teve início às 14hs e foi aberto com a leitura da ata da 5º Reunião Ordinária. Logo em seguida foi feito a apresentação do relatório anual de atividades 2011 e a leitura dos informes gerais da Diretoria Colegiada.

Ás 15h, o especialista em recursos hídricos da Agência Nacional das Águas, José Carlos Queiroz, fez uma apresentação sobre a regularização da lei nº 12.334, que fala sobre a Segurança de Barragens. Logo após o especialista, teve início debate sobre a situação atual da contratação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do CBH PPA. Já às 16hs, os representante da Agência Executiva de Gestão da Águas da Paraíba (AESA), Chico Lopes e Lovânia Maria, fizeram um apresentação sobre a cobrança pelo uso da água no Estado da Paraíba, resumindo o tema em um histórico de origem, implantação e cobrança.

Na mesma temática, da cobrança pelo uso da água, o especialista em recursos hídricos da ANA, Marcos Amorim, fez a apresentação sobre a cobrança em âmbito nacional, demonstrando as bacias que já implementaram a cobrança e como funciona todo o processo, desde a instalação até os valores correspondentes ao uso.

O evento que ocorreu durante toda a tarde desta quinta-feira, teve seu fim às 19h, onde ainda foi aberto três blocos de perguntas para os convidados fazerem questionamentos referentes às apresentações.

Dentre os participantes destaca-se a presença de representantes da Agência Nacional das Águas (ANA); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (SEMARH); Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia da PB (SERHMACT); Superintendência de Administração do Meio Ambiente da PB (SUDEMA); Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN); Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN); Instituto de Desenvolvimento Sustentável do RN (IDEMA); Prefeitura Municipal de Itaporanga-PB; Prefeitura Municipal Juazeirinho-PB; Prefeitura Municipal de Parelhas; Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Projeto Carnaúba Viva; ONG S.O.S Rio Piancó; Colônia de Pescadores de Piancó; Prefeitura Municipal de Bonito Santa Fé-PB.

COM INFORMAÇÕES DE IVANILSON BARROS JÚNIOR, ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO DE APOIO AO CBH PPA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...