30 de julho de 2012

Seminário discute ações para pessoas com deficiência na Paraíba


A Fundação Centro de Apoio Integrado ao Portador de Deficiência (Funad) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) realizam, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, o Seminário de Fortalecimento da Política da Pessoa com Deficiência no Estado. O evento será aberto às 18h, do dia 30, e vai acontecer no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.

O objetivo é mobilizar os gestores da Assistência Social, Saúde e Educação, como também, profissionais da rede de atenção à pessoa com deficiência, além de representantes da sociedade civil, na formação de uma rede de apoio e garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

Durante três dias, serão discutidos temas como saúde, educação, segurança, direitos e vários outros aspectos. A abertura vai contar com a palestra “Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Plano Viver Sem Limite”. Ela será ministrada por um representante da Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência e vai contar com a participação da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, e a presidente da Funad, Simone Jordão.

Na programação da terça-feira (31), haverá discussões sobre a Política de Saúde, com a consultora técnica do Ministério da Saúde, Alynne Ribeiro, e Patrícia Assunção, gerente executiva de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. À tarde, os participantes vão discutir temas como Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Plano Viver sem Limite.

Na quarta-feira (1), será a vez de abordar temas como Direitos e Garantias das Pessoas com Deficiência. Aliás, este é um dos pontos principais do Seminário. A Funad, que atende mais de 3 mil pessoas por mês, possui uma assessoria especial, que acompanha as leis e garante assessoria jurídica aos usuários.

Outro assunto, a acessibilidade, também será abordado no último dia do encontro, que pretende reunir mais de trezentas pessoas. Para finalizar, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Ana Luiza Moreira Rabelo e a secretária da Sedh, Aparecida Ramos, vão abordar a Política de Assistência e Proteção Social para Pessoas com Deficiência.

Para a presidente da Funad, Simone Jordão, “esta é uma oportunidade de se discutir e explicar como andam a política de atenção à pessoa com deficiência, os direitos, os projetos e como melhorar a vida de quem enfrenta limitações”. 


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...