26 de julho de 2012

Saúde recebe 15 mil doses da vacina pentavalente para próxima campanha


O Governo do Estado recebeu do Ministério da Saúde 15 mil doses da vacina pentavalente que será utilizada na próxima campanha marcada para acontecer no período de 18 a 24 de agosto. Durante a campanha também será implantada a vacina inativada contra a poliomielite (VIP) no calendário vacinal para crianças que vão iniciar o esquema vacinal. A campanha também tem o objetivo de atualizar o cartão de vacina das 295.190 crianças paraibanas menores de cinco anos.

A partir da próxima semana a vacina começa a ser entregue às Gerências Regionais de Saúde que ficarão encarregadas de distribuir com os municípios. A vacina pentavalente reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B) e está sendo produzida em parceria com os laboratórios Fiocruz/Bio-Manguinhos e Instituto Butantan. Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

Missânia Moreira, chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, explicou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacina VIP seja implantada nos países com cobertura vacinal homogeneizada e que estejam com o vírus selvagem da poliomielite erradicado, “e isso acontece no Brasil, em particular na Paraíba”, completou a chefe do núcleo.

A vacina inativada contra a poliomielite é injetável e será aplicada aos dois e aos quatro meses de vida, enquanto que a oral será administrada aos seis meses com um reforço aos 15 meses.

Com o novo esquema, além da pentavalente, a criança manterá os dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro a partir dos 12 meses e, o segundo reforço, entre 4 e 6 anos. Além disso, os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para prevenir a transmissão vertical.

SECOM-PB


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...