6 de agosto de 2012

5º BBM realiza aula do Bombeiro Mirim


O 5º Batalhão de Bombeiro Militar, por meio de sua equipe do Projeto Bombeiro Mirim, composta pelo tenente Alexandre Magno e soldados Edileudo dos Santos, Queudinaldo Nóbrega, Diego Lira e Gileade Queiroz, realizou na quarta-feira, 25 deste mês, a aula inaugural da Turma do segundo semestre de 2012, na Escola do Monte Carmelo em Cajazeiras.

Todas as crianças da escola também foram convidadas a participar deste momento, como também a diretoria, professores e membros da 9ª Região de Ensino.

Foram apresentados diversos equipamentos de Combate a Incêndio, Atendimento Pré Hospitalar, Salvamento Aquático e em Altura. Após a apresentação do emprego dos materiais operacionais, foram realizados simulados práticos pelos próprios instrutores do Projeto.

Durante a apresentação, ocorrendo uma simulação de Salvamento em Altura, através de uma transposição de cabo, socorrendo crianças como vítimas, ainda uma simulação de atendimento a uma vítima, sendo usado um boneco, e um Combate a Incêndio com uso de Equipamento de Proteção Respiratória.

Encerradas as atividades práticas, os 27 novos participantes do Projeto Bombeiro Mirim foram apresentados, tão como a equipe de instrução do projeto e a equipe da Escola Monte Carmelo.

O 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba está localizado na cidade de Cajazeiras. O 1º tenente Alexandre Magno Nunes de Lira é o supervisor Regional do Bombeiro Mirim.

O Projeto Bombeiro Mirim cumpriu seu principal objetivo, que é oferecer inclusão social e contribuir para a integração entre os órgãos de segurança e a sociedade, visando combater e diminuir a violência, estimulando o exercício da cidadania, e ajudando na formação e no desenvolvimento das crianças participantes do projeto. Tendo em cajazeiras, sido concluída a 1ª Turma do projeto no Sertão Paraibano.

Durante a abertura do projeto foram desenvolvidas aulas e atividades práticas no quartel do 5º batalhão de bombeiro militar, escola EEEFM Cristiano Cartaxo e na Associação dos Cabos e Soldados de Cajazeiras, com apoio do Atacadão do Rio do Peixe, do Srº Antônio Ricardo, da Policia Militar através do 6º BPM e da 9ª Região de Ensino, através da Gerente Socorro Delfino, como também de instrutores, supervisores e coordenadores que compõem toda a equipe do projeto, que se fizeram presentesou enviaram representantes no momento da formatura.

Vinte e cinco crianças concluintes da 1ª turma concluinte do Projeto BM mirim foram formadas por meio do 5º BBM que aprenderam diversas modalidades de prmeiros socorros, principalmente os acidentes documentos, tais como engasgo, vazamento de botijão de gás, entre outros.

O major Donelson Lira, coordenador geral do Projeto social, representando o coronel Jair Carneiro de Barros, comandante geral da Corporação, esteve presente a solenidade de instalação da aula inaugural.

Além da entrega dos certificados aos concluintes, foram e apresentadas diversas fotos da aulas e atividades desenvolvidas durante o curso, como também um vídeo do simulado prático em que as próprias crianças haviam participado, abrangendo atendimento pré-hospitalar na AA-29, Combate a Incêndio na ABSL-10 e Salvamento em Altura na estrutura da Garagem do 5º BBM.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...