8 de agosto de 2012

Nonato Guedes lançará "A Fala do Poder" dia 17


Ficou acertado para o dia 17 de agosto, na Câmara Municipal de Cajazeiras, o lançamento do livro “A Fala do Poder – Perfis e Discursos Comentados de governadores da Paraíba”, de autoria do jornalista Nonato Guedes, com prefácio do ex-senador Marcondes Gadelha. A obra, que tem a chancela da “Forma Editorial”, do empresário de marketing Carlos Roberto de Oliveira, figura entre as mais vendidas em João Pessoa, segundo levantamento publicado pela “Livraria do Luiz”, no fim de semana. Natural de Cajazeiras, Nonato enfoca o ex-governador Ivan Bichara Sobreira, filho da cidade, que assumiu o Palácio da Redenção na década de 70, sucedendo a Ernani Sátyro. Na época, os governantes eram escolhidos por via indireta, ou seja, indicados por presidentes da República do ciclo militar e homologados pelas Assembléias Legislativas. Além de Ivan Bichara, “A Fala do Poder” perfila o ex-governador Wilson Braga, que teve influência política em Cajazeiras e carreou benefícios para aquela cidade. O lançamento ocorrerá à noite e coincidirá com a programação alusiva ao aniversário de emancipação da “terra que ensinou a Paraíba a ler”.

A apresentação será feita pelo professor universitário Chagas Amaro, também vereador. O ex-governador Wilson Braga, que esteve no lançamento em João Pessoa, já confirmou presença também em Cajazeiras. Na programação alusiva ao “Dia da Cidade” consta o “Baile do Reencontro”, promovido pela Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados, secional de Fortaleza, com o apoio da co-irmã de Brasília. O teatrólogo Ubiratan di Assis, radicado em Brasília, e o jornalista Sales Fernandes, que atua em João Pessoa, fazem parte da comissão encarregada de comandar os preparativos das festividades. A festa de confraternização dos filhos ilustres de Cajazeiras terá apresentação do grupo musical “Os Bembens”, formado por profissionais liberais, nascidos na terra do Padre Rolim e residentes na capital federal. O vereador Marcos Barros, presidente do legislativo municipal, definiu a data e local do lançamento do livro em reunião de que participaram Ubiratan, Sales e Fátima Aquino, irmã do jornalista. “A Fala do Poder”, que apresenta, na íntegra, os discursos de posse de governadores, desde João Agripino, em 1966, a Ricardo Coutinho, em 2011, contém, ainda, apreciações do autor sobre os perfis dos administradores e comentários sobre os atos de governo. Cajazeiras tem três candidatos a prefeito nas próximas eleições: o atual, Carlos Rafael (PTB), o ex-prefeito Carlos Antônio, do DEM, e o professor Carlos Gildemar, do PSOL.

Ivan Bichara Sobreira foi indicado pelo presidente Ernesto Geisel para governar a Paraíba em 24 de maio de 1974, coincidindo com o seu aniversário de nascimento. Um dos grandes fiadores da sua escolha foi o ex-governador Ernani Sátyro, natural de Patos, também perfilado no livro. Homem reservado, de indisfarçável timidez, Ivan realizou uma administração ética e operosa. “O espírito sereno – diz Nonato na apreciação – foi confundido com falta de pulso ou de autoridade, sobretudo pelos adversários, mas Ivan surpreendeu a todos pela visão administrativa decorrente do conhecimento que tinha dos problemas da terra”. Num seminário com os seus auxiliares, passados sete meses de gestão, falou dos objetivos que perseguia, buscando compatibilizar programas locais com metas do governo federal, dentro de uma estratégia de planejamento regional.

Ex-deputado estadual e federal antes de ascender ao governo, Ivan Bichara foi derrotado como candidato ao Senado em 78 pelo senador Humberto Lucena, do MDB, que se beneficiou dos votos de sublegenda de dois companheiros de partido: Ary Ribeiro, representante de Campina Grande, e João Bosco Braga Barreto, de Cajazeiras. Ivan queixou-se de traições sofridas no âmbito do seu próprio partido, a Arena. Individualmente, foi o mais votado no páreo, mas acabou sendo tragado pela correnteza de votos advindos das sublegendas que Humberto adotou. Desiludido com o resultado, abandonou a atividade política, embora não deixasse de acompanhar com interesse os problemas da Paraíba.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...