19 de julho de 2011

44% dos deputados da PB já foram citados na justiça; Vituriano de Abreu é campeão em ocorrências

O currículo de quase metade (44%) dos deputados estaduais da Paraíba está “manchado” com ocorrências judiciais, de acordo com levantamento feito pelo PolíticaPB com dados retirados da ONG Transparência Brasil.

Dos 36 parlamentares paraibanos, 16 já foram citados na justiça e são responsáveis pela existência de 34 processos, uma média 2,1 ação por deputado. Onze (32,35%) dessas ocorrências tratam de execução fiscal. O restante divide-se entre improbidade administrativa, crime contra fé pública, ação civil pública, entre outros. O campeão em processos judiciais é Vituriano de Abreu (PSC) com oito menções na justiça.

Vituriano é alvo de uma representação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), duas ações de execução fiscal movidas pela União e pelo Instituto Nacional do Seguro Social e cinco ações movidas pela prefeitura de Cajazeiras por crime contra a fé pública. Em segundo lugar no ranking dos mais citados na justiça aparecem André Gadelha (PMDB) e Léa Toscano (PSB), cada um com quatro processos.

Já o deputado José Aldemir (DEM), foi condenado a ressarcir a Câmara dos Deputados em R$ 12.279,93 por uso de apartamento funcional depois do fim do mandato de deputado federal, além de pagar multa de R$ 4 mil. Por conta disso, seu nome está no Tribunal de Contas da União (TCU) Cadastro de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares.

Clique aqui e leia a reportagem completa de Nice Almeida no PolíticaPB.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...