1 de julho de 2011

Escritora Marlene Henrique é agraciada com título de Cidadã Cajazeirense

O vereador Moacir Menezes (DEM) apresentou Projeto de Decreto Legislativo à Mesa da Casa Otacílio Jurema para que seja concedido o título de Cidadã Cajazeirense à escritora Francisca Marlene Henrique Rodriguez como uma justa homenagem do Poder Legislativo. A entrega do título será feita em sessão solene a ser agendada.

Marlene Henrique nasceu na Vila de Iara, no Ceará, em 5 de maio de 1939. É filha de Cícero Henrique de Araújo e Maria Lica de Araújo. Tem como irmãos Dra. Rosa Araújo, Márcia Rejane, Abdon Henrique, dentre outros. É prima dos cajazeirenses Rafael, Marcelo e Nilmar Holanda.

Deixou Cajazeiras em 1965, mas a cidade até hoje se faz presente em todas as suas crônicas. Passou a residir em Brasília em 1967. É formada em Pedagogia e Serviço Social. É poetisa, cronista e romancista. Suas obras estão publicadas em coletâneas literárias do Brasil e de outros países. É divulgadora e agente cultural da Secretária de Estado de Cultura do Distrito Federal, tendo participado de vários encontros culturais no Brasil e no exterior: Cuba, Argentina, Uruguai, México, Guatemala, Romênia e mais recentemente no Canadá.

Marlene Henrique é detentora do diploma de Honra ao Mérito Funcional do Congresso Nacional e do Distrito Federal, Diploma de Mérito Cultural Procultural Sur - Metade Sul, diploma de Cidadã Honorária de Brasília.

Publicou as seguintes obras: Nas Dobras do corpo (1997), Como Ensinamos Uma Cidade a Ler (1998), As Filhas de Adão e Eva (2000), Fragmentos de Emoções - Edición Bilingüe, (2001), Breviário Lírico do Coração - Edicion Bilingüe, (2001), Canas Verde-Azuladas (2004), Poesia Novo Milênio (2009), Nenhum Caminho, Nenhum Lugar - Edicón Bilïngue, (2010) Também participou das seguintes antologias: Espejos de la Palabra (1999), Poesia do Brasil (2000), Coletânea de Letras de Babel ( 2004), Círculo de Poesia (2005), Poesia do Brasil (2010).

“A escritora Marlene Henrique é mulher admirável, há muito tempo promovendo e divulgando o nome de Cajazeiras pelos arredores do mundo, através da nobre missão de escritora. A concessão do título de Cidadã Cajazeirense lhe fará uma enorme justiça, inclusive prestigiando e reconhecendo a atuação da Associação dos Cajazeirenzes e Cajazeirados de Brasília (AC2B)”, justificou o vereador Moacir Menezes.

Farol Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...