3 de julho de 2011

ANDANÇAS PELO SERTÃO DE CAJAZEIRAS


Um mutirão formado por cerca de 100 homens resolveu unir voluntários para roçar o mato que cobria a rodovia estadual PB-366, que liga a cidade de São José de Piranhas ao vizinho estado do Ceará. A ação é um dever do Governo do Estado, através do DER-PB, mas cansados de esperar pelo poder público os moradores da localidade se uniram e em poucas horas o grupo roçou aproximadamente 15 quilômetros de estrada, o suficiente para descobrir a pista de São José de Piranhas até o distrito de Boa vista.

--0--
A Companhia de Danças Regionais de Joca Claudino anda com a agenda cheia. O grupo desembarcou na segunda (27) oriundo do 35º Festival Nacional de Folguedos de Teresina. No dia seguinte, apresentou-se no Terminal Rodoviário de Cajazeiras com o espetáculo de xaxado "Quem disse que Lampião morreu?". No sábado esteve em Tabuleiro Grande (RN) com o espetáculo "Ciranda e Coco de Roda", fazendo uma participação no festival de quadrilha daquele município.
--0--
Diz o experiente jornalista Chico Cardoso: "O prefeito de Santa Helena Elair Diniz Brasileiro enfrenta o dilema de não ter um candidato populista e de liderança comprovada. O vereador Otávio Neto, seu sobrinho por afinidade, não tem provado a força da popularidade. A vereadora Roziva também não emplacou o nome como candidata, até o momento. E o empresário Manoel Messias errou quando nas eleições para governador do Estado, em 2010, dividiu o voto, em cada turno, com Maranhão e Ricardo Coutinho. Tem contra ele, no pleito de 2012, a atual vice-prefeita Corrinha, inegavelmente uma forte liderança política do município. E tem mais, o empresário Luiz Pereira, seu aliado de todas as campanhas é o coordenador da campanha de Corrinha, pelas oposições, comandando pessoalmente o distrito de Melancias, o segundo maior do município. O melhor para o prefeito Elair, no final da carreira vitoriosa em Santa Helena, teria sido a pacificação. Será que faltou habilidade a ele? E a partir de agora essa possibilidade não existe mais. "
--0--
O TCE emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2007 do prefeito de São João do Rio do Peixe José Lavoisier Gomes Dantas por despesas insuficientemente comprovadas com doações de passagens e, ainda, com duas organizações da sociedade civil de interesse público, a Cads e o Prodem. Este prefeito e ambas as oscip's dispõem, agora, do prazo de 60 dias para devolver, solidariamente, aos cofres públicos importância superior a R$ 291 mil. Ele também sofreu imputação do débito individual de R$ 73.720,45 referente aos gastos irregulares com passagens. Todavia, José Lavoisier ainda dispõe, em fase de recurso, da chance da comprovação documental dessas despesas.
--0--
--0--
A cidade de Poço José de Moura se prepara para realizar o III Festival de Xaxado da Paraíba. O evento acontecerá entre os dias 05 a 07 de agosto de 2011 dentro das comemorações do “Centenário de Maria Bonita”, a rainha do cangaço. Os organizadores do Festival estão preparando uma grande surpresa para abertura do evento. As pessoas vão se encantar com apresentação dos Gigantes que vão invadir a cidade trazendo muita cultura. Na programação do evento também estão previsto a realização de palestras, debates e mesa redonda, intercâmbio cultural; exposição de vídeo e fotografia, oficinas de arte - artesanato, dança e teatro; apresentações de danças folclóricas e grupos de xaxado dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Pernambuco, além de cortejo cultural pelas ruas da cidade e muito forró com Trio Nordestino.
--0--
Se por um lado o PSB se desfaz de cinco correligionários, por outro contabiliza adesões significativas. Até agora, 13 prefeitos deixaram suas siglas e passaram a integrar os quadros socialistas, entre eles Itamar Mangueira de Poço Dantas.
--0--
Preocupada com a saúde dos estudantes da rede municipal de ensino de Uiraúna e com a finalidade de oferecer uma alimentação de qualidade para os mesmos, o Programa Saúde na Escola (PSE) vem investindo na implantação de hortas orgânicas. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que procuram levar meios de prevenção em forma de conhecimento para as escolas municipais e agora conta com um canteiro de hortas orgânicas no sentido de melhorar a qualidade da merenda escolar.

--0--
O ministro Alexandre Padilha, suspendeu a transferência de incentivos financeiros referentes a programas federais em Campina Grande e outros 12 municípios paraibanos. A suspensão de dá por conta de irregularidades em cadastro referente ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde em, pelo menos, 13 municípios paraibanos com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES. No Sertão de Cajazeiras, estão sendo atingidos pela medida os municípios de Bonito de Santa Fé e Poço Dantas.
--0--
A prefeita de Uiraúna, Glória Geane (PSDB) encampou a luta para instalação de um posto do INSS e de uma agência da Caixa Economia Federal na cidade. Segundo ela, Uiraúna fica numa região polarizada por várias cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte e já comporta tais benefícios para a comunidade. “Quando precisamos buscar alguns destes serviços temos que nos deslocar às cidades de Cajazeiras e Sousa, fazendo assim, com que tantas familias e empresários tenham que sair de suas cidades e viajarem para outros centros e as vezes tendo que voltar até o lugar mais de uma vez para resolver os problemas”, afirmou
--0--
Agricultores familiares do município de Poço Dantas, no Sertão paraibano, participaram de um curso sobre processamento de frutas para a produção de polpas, promovido pela Emater, Senar e prefeitura municipal. Participaram do curso 17 agricultores familiares, que passam a ter, agora, mais uma oportunidade de renda com a produção de polpas de maracujá, mamão, goiaba, abacaxi e frutas regionais, cultivadas em sistema agroecológico, todos integrantes da agricultura familiar.

--0--
O prefeito de São João do Rio do Peixe, Lavoisier Dantas disse que as acusações feitas contra a saúde do município serão apuradas e resolvidas. “Todas as medidas necessárias serão tomadas, pois trabalhamos da maneira mais humana possível”, disse o gestor. Lavoisier respondeu a acusações feitas pelo vereador do município, Joaquim de Edite, que reclamava do mau atendimento nas clínicas da cidade.
--0--
A oposição de Triunfo está denunciando que o SAMU daquela cidade encontra-se fechado. Segundo a informação, o prefeito Itamar Mangueira não tem repassado os recursos que cabe ao município para manter trabalho ativo. O SAMU é um serviço de urgência e emergência essencial no atendimento de pacientes em risco de morte. Recentemente um agricultor foi esfaqueado no centro da cidade e, segundo denúncias para ser socorrido foi necessário acionar uma ambulância do SAMU de outro município. O prefeito municipal ainda não foi ouvido sobre a denúncia.
--0--
A Secretária de Promoção Social do município de Joca Claudino, através dos programas sociais, PETI, Projovem e CRAS, comemoram as festas juninas com apresentação cultural do grupo de xote e baião, quadrilha junina, comidas típicas e outras atividades.

--0--
Os moradores das imediações da Praça José de Brito Irmão, em Bom Jesus, estão felizes com os serviços de reconstrução da referida praça, que de antiga, só restam mesmo o nome e o local. Um design inovador está sendo empregado na obra que, como várias executadas na administração de Manoel Dantas, são tocadas com recursos próprios.
--0--
A Comissão Organizadora do IV FESMUZA – Festival de Músicas Gonzagueanas, que será realizado no dia 17 de agosto próximo, na Fazenda Cidade, município de São João do Rio do Peixe escolheu o empresário Wendel Dantas, da cidade de Joca Claudino para receber as homenagens como patrono da tradicional festa em homenagem a Luiz Gonzaga. Wendel é reconhecidamente um homem ligado à cultura regional, e tem dado provas disso na administração da sua esposa, a Dra. Lucrécia Adriana, no município de Joca Claudino.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...