10 de outubro de 2011

Efraim Filho: fim do voto obrigatório enfrenta resistência no Congresso, votação só no fim do mês

“O brasileiro precisa ter o voto como um direito e não como um dever. Precisa entender que o voto não é uma obrigação e sim uma liberdade de escolha”. O comentário é do deputado Federal Efraim Filho (Democratas), autor de uma emenda ao Projeto de Reforma Política que prevê o fim do voto obrigatório.

No entanto, Efraim contou que existem colegas dele na Câmara e também Senadores que tem medo da reação do povo brasileiro se o voto se tornar voluntário e que isso acabe prejudicando o fortalecimento da democracia no País. Porém, na visão dele isso não vai acontecer, uma vez que só vão comparecer as urnas os eleitores que estiverem comprometidos com a democracia e as mudanças que o país precisa.

A matéria deveria ter sido apreciada na quarta-feira (dia 5) passada pela comissão que esta discutindo a Reforma Política, mas a discussão acabou sendo adiada e só deverá retornar a pauta depois do dia 20 deste mês, quando a Comissão deverá centralizar suas atenções em cima do projeto.

Efraim Filho disse que até retomar os debates, os integrantes da comissão vão continuar ouvindo os mais diferentes segmentos da sociedade brasileira e também da classe política, já que trata-se de um assunto que sempre é cogitado e depois esquecido.

O deputado defendeu o voto livre como uma expressão de liberdade de escolha, lembrando que a obrigatoriedade leva o eleitor a usar o voto como protesto e o resultado e a eleição de figuras “grotescas” como aconteceu ano passado com o palhaço Tiririca em São Paulo e outros candidatos que acabaram eleitos pelo País, frutos do voto de protesto dos brasileiros.

Ele garantiu que a proposta tem total apoio da bancada do Dem e trata-se de um grande avanço no amadurecimento político dos brasileiros, uma vez que os eleitores que não quiserem participar de eleição não vão ser obrigados a votar e só vão comparecer as urnas aquelas pessoas que tiverem a consciência de escolher um representante que defenda as propostas dele.

Com reportagem de Jonas Batista e Fernando Braz no Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...