12 de outubro de 2011

Quem quer (ou quem vai) ser o vice?

O prazo final para a realização das convenções partidárias que definirão os candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador expira no ainda longínquo junho de 2012. Mas em Cajazeiras briga-se há muito pela indicação na vaga de vice nos dois principais postulantes ao cargo, o atual prefeito Carlos Rafael, que pretende disputar a reeleição e o ex-prefeito Carlos Antonio, que pretende voltar e tenta o seu terceiro mandato.

O prefeito Carlos Rafael (PTB) herdou o espólio do ex-prefeito Léo Abreu, o primeiro e único prefeito de Cajazeiras a renunciar ao mandato outorgado pelo povo. Em pouco mais de quatro meses de administração, o ex-vereador e ex-vice-prefeito vem executando obras, ações e serviços que eram reinvidicadas pela população. Há quem aposte que vai faltar, digamos, fôlego financeiro ao prefeito para bancar as inúmeras obras em andamento, o que comprometeria a sua pirotécnica gestão.

Outra corrente aposta na falta de popularidade de Caralos Rafael, principalmente junto às camadas mais baixas da população, justamente aquela que faz a diferença no pleito.

A preço de hoje, estão cotados para (ou querem a) vaga de vice-prefeito de Carlos Rafael:

Partido dos Trabalhadores
Apesar do ex-deputado estadual Jeová Campos (PT) declarar-se candidato a prefeito, boa parte do PT local encontra-se abrigada sob a frondosa e generosa árvore municipal e certamente vai brigar para indicar o candidato a vice, mantendo seu status político e administrativo.

Adjamilton Pereira
O advogado e radialista almeja a vaga desde 2004, quando foi preterido em favor do empresário Walter Cartaxo na vitoriosa chapa encabeçada por Carlos Antonio. Em 2008, quis ser indicado o sucessor do "mago". Ficou a ver navios, rompeu e bandeou-se para o lado da oposição, trabalhando vigorosa e ardentemente pela eleição de Léo Abreu, no que foi bem-sucedido. Comandou, através da esposa Raelza Borges, a poderosa Secretaria de Saúde e viveu uma lua de mel com a administração, até ser substituído pela irmã do prefeito Luciana Abreu. Com a renúncia de Léo Abreu, parece não ter encontrado o espaço e o prestíigio que deseja junto ao grupo de Carlos Rafael, fato que o fez filiar-se ao PMDB e buscar a vaga de vice com o apoio do ex-governador José Maranhão e do senador Wilson Santiago, caciques da sigla.

João de Deus Filho
O advogado é uma espécie de primeiro-ministro da administração de Carlos Rafael, com quem tem laços profundos de amizade. Atua com ponderação e equilíbrio nos bastidores e conta com a simpatia de segmentos da sociedade civil organizada para entrar na disputa. É filiado ao PMDB, mas talvez lhe falte o veneno político para bater de frente com as cobras criadas.

Fátima Souza de Abreu
Esposa do deputado Vituriano de Abreu (PSC) e mãe do ex-prefeito Léo Abreu, a odontóloga filiou-se recentemente ao PMDB, seguindo a orientação do esposo-deputado que pretende indicá-la como candidata a vice de Carlos Rafael. Envolvida em política desde meados da década de 1980, não parece demonstrar intenso apetite pelo poder.

Marcos Túlio Abreu
O empresário atualmente comanda a Superintendência Cajazeirense de Transportes e Trânsito (SCTrans) onde desenvolve um trabalho sério, buscando organizar o caótico trânsito local. Nos bastidores, estaria sendo trabalhado para ser o nome na manga do deputado Vituriano e da família Abreu na hora H da indicação.

Na esteira da aprovação de todas as suas contas (2001 a 2008) pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE), o médico Carlos Antonio (DEM) intensifica as articulações visando o retorno ao comando administrativo e político do município. Para tanto, ao lado do governador Ricardo Coutinho (PSB), do vice-governador Romulo Gouveia (PSD), do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), do ex-senador Efraim Morais (DEM), do deputado federal Efraim Filho (DEM) e do deputado estadual José Aldemir (DEM), busca resgatar os operosos oito anos das suas duas gestões e convencer corações e mentes para enfrentar a peleja eleitoral.

Os adversários proclamam insistentemente que o ex-prefeito não pode ser candidato, pois seria enquadrado como "ficha suja". Entretanto, juristas asseguram que Carlos Antonio é candidato, já que não há nenhuma condenação ou nenhum impedimento legal.

Estão cotados para (ou querem) a vaga de vice de Carlos Antonio:

Marcos Barros
Candidatíssimo ao posto desde 2009, quando declarou que não mais disputaria um cargo no Legislativo, o vereador e quase-eterno presidente da Câmara Municipal, conta com o apoio do deputado José Aldemir para alcançar o seu objeto de desejo. Está filiado ao PSD.

Rivelino Martins
O socialista é amigo pessoal do governador Ricardo Coutinho (PSB) e teve o seu nome lançado para figurar como vice na chapa de Carlos Antonio pelo presidente estadual da legenda Edvaldo Rosas, lugar-tenente do Governador. Sem densidade eleitoral, aposta na dobradinha DEM/PSB que deverá ser recorrente em todo o estado.

Denise Oliveira
A esposa de Carlos Antonio e presidente da Fundação de Ação Comunitária do Estado da Paraíba (FAC) formaria o dream team dos carlistas para a disputa, apesar de alguns entenderem que a chapa ficaria por demais familiar. É o plano B do ex-prefeito em caso de impedimento perante a Justiça Eleitoral.

Fabiano Gomes
O jovem radialista desfruta de privilegiada amizade com o ex-governador Cássio Cunha Lima e do livre trânsito junto ao governador Ricardo Coutinho, o que lhe credenciaria para entrar na disputa pela vaga. Atua como diretor de programação do podersoso Sistema Correio de Comunicação, onde desbancou a velha geração e vem quebrando sucessivos recordes de audiência.

José Antonio de Albuquerque
O professor e empresário filou-se ao PSD nos minutos finais e teve seu nome lançado pela vereadora Léa Silva (DEM) como companheiro ideal de chapa de Carlos Antonio, no que foi imediatamente referendada pelo vereador Moacir Menezes (DEM). Foi vereador e presidente da Câmara no início da década de 1970. Comanda o Sistema Alto Piranhas de Comunicação e tem livre trânsito entre a classe política e empresarial paraibana.

Façam as suas apostas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...