“É como um sonho realizado vê concretizado um projeto que partiu de nós, alunos”. As palavras são de Maraiza Priscila, diretora presidente da Empresa Júnior do curso de Automação Industrial (Autec Jr), do IFPB/Campus Cajazeiras. O lançamento da Autec Jr aconteceu na noite desta terça-feira (03), no auditório Professor João Batista e contou com a presença de alunos, professores, técnicos administrativos e empresários da região.
A solenidade foi iniciada com as palavras do professor José Kleber, um dos fundadores da empresa. Ele lembrou que a missão principal da Autec Jr é contribuir para a formação e crescimento profissional e social dos alunos, promovendo interação entre sociedade e IFPB. O professor Kleber acrescentou ainda que o empreendimento também foi criado para servir de agente motivador do curso. “Hoje, os alunos que estavam desmotivados estão bem mais animados, tiram boas notas, estão envolvidos em pesquisa e isso já gera um resultado muito positivo”.
Em seguida, a mesa de autoridades foi formada pelo Diretor Geral do Campus, Valnyr Vasconcelos Lira; pelo Diretor de Desenvolvimento de Ensino, Gastão Coelho e pelo Diretor do Administração e Planejamento, Guilherme Avelar, acompanhados do Coordenador do curso de Automação Industrial, Samuel Alves e da professora Francicleide Sousa.
O Diretor Geral parabenizou a equipe destacando que “diferente da maioria das empresas do gênero, a Autec jr foi lançada oficialmente com condições imediatas de atuação, inclusive, com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)”. Valnyr reforçou que a iniciativa contribui muito para a formação dos alunos, porque vai possibilitar o contato com o mercado de trabalho mesmo antes da formação.
Durante o uso da palavra, a Professora Francicleide Sousa considerou o lançamento como “um momento histórico para esses alunos desbravadores que resolveram empreender uma ideia que ainda é nova nos Institutos Federais e na nossa região”. A Professora Francicleide, que também é tutora da empresa, acrescentou que a Autec Jr vai aproximar o corpo docente das dificuldades do mercado, pois, através da empresa, o professor vai poder analisar como está o conhecimento dos alunos em relação às demandas.
Depois dos pronunciamentos dos professores, a mesa foi desfeita e os dois estudantes que formam a empresa foram convidados a apresentar o projeto. A Autec jr é composta pelos seguintes alunos: Maraiza Priscila, Diretora Presidente; Manoel Olímpio, Diretor Administrativo Financeiro; Tancredo Cassiano, Diretor de Projetos; Leonardo Alves, Diretor de Recursos Humanos; Gilliane Mariano, Diretora de Marketing e Rosilane de Santana, Secretária Executiva.
Após a explanação, os professores e empresários puderam tirar dúvida quanto ao funcionamento e serviços que serão prestados pela empresa. Todos os participantes ganharam pastas e material informativo. Ao final da solenidade, foi oferecido um coquetel.
Sobre a Autec
A Autec Jr é uma associação civil de caráter privado, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos e presta serviços prezando pela excelência na qualidade, com preços competitivos e acessíveis. A renda arrecada com as consultorias será usada no custeio das bolsas dos alunos envolvidos nos projetos e reinvestida na empresa.
Os alunos concluintes do curso de Automação Industrial que estiveram cadastrados na Autec Jr serão selecionados para prestar os serviços de acordo com a demanda do mercado. Todos os projetos serão executados sobe a orientação de professores da área.
A Autec Jr, que tem como público alvo micro, pequenas e médias empresas, órgãos públicos e a sociedade em geral, está apta a elaborar projetos e montagem de painéis de comando para acionamento de máquinas, projetos para sistemas elétricos, mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e para montagem de redes de comunicação. Além disso, ela pode oferecer consultoria no planejamento e manutenção de sistemas.
A Autec Jr é a segunda empresa júnior lançada pelo IFPB/Campus Cajazeiras. Há dois anos foi criada a Recursive, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Com reportagem de Juliana Gouveia, jornalista do IFPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário