21 de novembro de 2012

Quase duas mil crianças já nasceram este ano na maternidade do HRC


Segundo dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Siasc), dez cidades da Paraíba concentram 84,86% dos partos realizados no estado. No sertão, os municípios de Patos, Sousa e Cajazeiras estão na lista.

Em Cajazeiras, nasceram somente este ano 1.919 crianças. Os partos locais e de mais 14 outros municípios da 9ª Região Geo-Administrativa são realizados na maternidade Deodato Cartaxo, que faz parte do Hospital Regional de Cajazeiras. Em 2011, a maternidade deu um passo importante na sua história, inaugurando a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), que é responsável pelo tratamento de bebês que nascem com complicações de média gravidade, evitando que eles precisem ser transferidos para UTI's Neonatais na capital do estado.

Por outro lado, existe municípios que há cerca de dez anos não registram nascimento de nenhuma criança. Carrapateira é um destes exemplos. Já em todo o estado, os cálculos do Siasc apontam 113 cidades (50,67% dos municípios) onde não nasceu ninguém em 2012.

Na Paraíba, apenas 60 municípios têm maternidade, segundo informações da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2011), divulgadas esta semana pelo IBGE. Além dos problemas enfrentados pelas mães que vivem em cidades sem assistência, a naturalidade das crianças é outro dado percebido. A pesquisa revela que os bebês já saem da maternidade com o registro de nascimento pronto, por isso nenhuma é natural da localidade onde mora.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DO HRC

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...