16 de dezembro de 2012

Programa Mensagem Empresarial nº 300


MANOEL NETO

“Ninguém me disse que era impossível, eu fui lá e fiz!”. Não sei de quem é, mas essa pode ser a frase que cabe neste momento quando olho pelo retrovisor e me lembro do primeiro programa Mensagem Empresarial no dia 1 de dezembro de 2006. Dá pra imaginar, eu, gago por inconveniência do destino, porém bem melhor que no passado, assumindo um programa de rádio que precisava necessariamente falar bem, para um publico diferenciado e exigente como é a classe empresarial?

Estava presidindo a CDL de Cajazeiras e sabia que precisava de um programa que falasse da nossa entidade, suas ações e contribuições para o comercio local e principalmente deixá-la mais conhecida do grande público até que eles entendesse a importância que uma CDL têm para uma cidade. Tirei a idéia da cabeça, coloquei no papel, convidei amigos para elaboração do projeto e para peregrinação nas rádios em busca de um espaço que não falasse de política partidária, de casos de polícia nem de fundamentalismo religioso, mas que tratasse de economia e desenvolvimento local. Encontramos no nosso caminho a Rádio Alto Piranhas. A pergunta agora era: Quem vai fazer o programa? Se contratar um locutor vai ficar caro e ele não sabe tratar o tema como deveria. Então, para fazer do jeito que foi projetado só tinha eu com disponibilidade de tempo, e ‘se só tem tu, vai tu!’ Eu não tinha experiência de rádio, mas tinha uma vontade danada de falar, porém antes de começarmos em definitivo eu fiz um estágio de locução na Nova Rádio Centro, pelo menos dei uma controlada na gagueira e no medo de microfone.

Acordado o preço, corremos em busca de patrocinadores para nos ajudar a bancar o programa, até que conseguimos, e fechamos meia hora de programa por semana, uma infinidade de tempo quando se trata de rádio, principalmente se for somente para dar recados. Mas tínhamos que ter um fator que atraísse o público a nos ouvir e tive a idéia de trazer logo no primeiro programa um empresário que faz parte da diretoria da CDL para fazermos o programa juntos. Eram somente 30 minutos, mas, um misto de razão com emoção, dosada com certa quantidade coragem e medo fez com que o primeiro Programa Mensagem Empresarial acontecesse.

Desse dia pra cá não parei mais de falar. Logo após o sexto programa tive que comprar mais meia hora, as pessoas esperavam para escutar a história do próximo convidado. Muitos nunca tinham falado em rádio, mas não precisavam nem falar muito para entendermos que o empreendedorismo e a vontade de crescer e se desenvolver era bem maior do que as palavras.

Hoje, acho que quanto mais falar e escrever sobre o Mensagem Empresarial ainda é pouco, pois a representatividade desse programa junto a classe empresarial é de tamanha envergadura que até se transformou em livro. Ao completar cinco anos no ar, transcrevemos a história de cinqüenta vencedores entre os mais de duzentos empresários que já tinham passado pelos microfones da Rádio Alto Piranhas para contarem suas histórias de sucesso. Foi o marco? Foi o expoente? Foi o ápice? Não! Foi uma parte do programa registrado para a eternidade, mas que não acaba porque as histórias das pessoas estão sempre em evidência, como em evidências estão suas vidas e seus negócios.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...