12 de outubro de 2012

Detran traz o programa ‘Na Pista Certa’ para a Paraíba


A partir desta quarta-feira (10) e até o dia 18 deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai promover atividades educativas de trânsito durante a Semana da Criança. Os eventos ocorrerão na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural (Funesc).

A ação será realizada em parceria com a Fundacion Mapfre, uma instituição sem fins lucrativos criada em 1975, com sede na Espanha e atuação em 39 países da Europa e América Latina, onde promove e financia atividades de interesse geral da população. A entidade mantém intensa atuação nas áreas de formação, informação, pesquisa e promoção da segurança, do patrimônio, da educação e da cultura.

As atividades a serem realizadas na Praça do Povo utilizarão a estrutura da carreta do Programa “Na Pista Certa”, que proporciona vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico itinerante.

Os monitores treinados apresentam conteúdos sobre segurança viária e sobre valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, “ as atividades promovem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista”.

O programa também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas.

Desde a implantação, o programa “Na Pista Certa” já levou conteúdos sobre segurança viária para quase 30mil crianças de 6 a 10 anos em todo o país. Na Paraíba o programa chega pela primeira vez.

As mensagens educativas informam e conscientizam sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.

Trânsito cenográfico
Nas pistas cenográficas que serão montadas na Praça do Povo, alunos de várias escolas públicas e particulares poderão utilizar bicicletas, carrinhos e velocípedes praticando noções básicas de segurança adquiridas após a orientação dos monitores.

“É impossível acreditar na construção de um trânsito melhor e mais humano sem um trabalho voltado para a segurança e a educação das crianças, que serão os motoristas do futuro”, avalia o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...