22 de outubro de 2012

Recadastramento do PAA-Leite na Paraíba é referência nacional


A Paraíba se tornou referência nacional em recadastrar os produtores rurais para sua inclusão no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Leite. Com o objetivo de mostrar esta prática eficaz na Paraíba, nesta segunda feira (22), o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Marenilson Batista, vai a Fortaleza (CE) para ministrar a palestra “Medidas adotadas no Estado da Paraíba para realizar o recadastramento das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP)”. O evento faz parte da programação do Seminário sobre a nova forma de operacionalização do PAA, que se estende até a quarta-feira (24).

O PAA – Leite garante a compra do leite do produtor rural pelo Estado. Para que isso aconteça cada produtor deve estar com sua Declaração de Aptidão ao Pronaf regularizada. É neste ponto de recadastrar as DAP’s para torná-las regulares que o Governo do Estado vendo sendo referência nacional dentro do programa. A Paraíba possui 3.906 produtores rurais recadastrados com a DAP’s regular e conta com 26 usinas de beneficiamento de leite em vários municípios.

Segundo Marenilson Batista, o êxito na prática de recadastramento das DAP’s está relacionado ao trabalho conjunto entre a Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e as empresas vinculadas. “É na parceria com as empresas vinculadas, como a Emater, que realiza a assistência técnica em campo em todo o Estado, que conseguimos estabelecer esse patamar de recadastramento e regularização das DAP’s para que os produtores tenham a compra do seu produto garantida a preço fixo”, comenta Marenilson.

O seminário é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e tem como objetivo apresentar as mudanças que serão adotadas na execução do PAA.


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...