11 de dezembro de 2011

As antigas salas alternativas de cinema

Assim como toda cidade do interior, Cajazeiras teve também o seu Cinema Paradiso que oferecia uma programação alternativa em consonância com as dos cinemas comerciais existentes na cidade, os Cine Pax, Éden e Apolo XI. As salas eram improvisadas sem praticamente nenhum conforto e geralmente ficavam em áreas de confluência com centro da cidade, onde ficavam os maiores cinemas. Das salas facultativas que fez parte da cultura cinética dos cajazeirenses, duas merece destaque.

A primeira ficava na região da Camilo de Holanda, na Rua Romuldo Rolim, em frente onde existia uma bomba de gasolina. Na sala que durante dia era uma oficina, Zé Sozinho, natural de Pageú das Flores/PE, exibia durante as noites de final de semana seus filmes em 16 mm. O espaço era improvisado, com alguns bancos e caixas de madeiras. A cabine de projeção praticamente não existia era apenas dois enormes caixões no meio da sala - um sobre o outro e o projetos de 16 mm em cima. Zé Sozinho passava os filmes em pé numa cadeira.

A segunda ficava na Rua Dr. Coelho e denominava-se de Cine Cruzeiro. A sala de exibição era de propriedade do Sr. Eutrópio Cartaxo. Seu Eutrópio (como era chamado) fazia de tudo para oferecer o melhor da magia do cinema aos que lá iam, subia e descia as escadas com rolos de fitas, passava os filmes, vendia os ingressos e ainda era porteiro. O espaço de projeção era muito precário, pequeno, muito quente sem ventilação e para se chegar lá Seu Eutrópio usava uma escada de madeira. No final da década de 60 Eutrópio estendeu o seu Cinema Paradiso até a cidade de Ipaumirim/CE. Naquela cidade ele instalou os Cines São Sebastião e Rex. Com ajuda de um pintor de parede, conhecido como “Zé Pintor” - que preparava os cartazes e colocavam os cavaletes na parede do antigo escritório do Senhor Ademar Barbosa. Eutrópio exibia uma programação basicamente de filmes de aventura, composta de filmes de Tarzan, Batman e Zorro.

Cajazeiras teve ainda uma terceira sala de exibição opcional nos finais de semana. Foi o Cineclube Wladimir Carvalho, que funcionou entre os anos de 1976 e inicio dos anos 80, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal. O clube de cinema oferecia de graça aos cinéfilos local, filmes de artes, gênero que não era exibido nas grandes salas da cidade.

Do blog Cajazeiras de amor

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...